UPU: entregar desenvolvimento e progresso é papel dos correios

Fernanda Lobo


Em mensagem alusiva ao Dia Mundial dos Correios, comemorado nesta quarta-feira (9), a União Postal Universal (UPU), órgão da Organização das Nações Unidas que congrega operadores de 192 países, destacou as inovações e a relevância mundial do setor. O tema escolhido para marcar os 145 anos da instituição foi “Entregar desenvolvimento é entregar progresso”.

“Servir a humanidade e facilitar a comunicação entre os cidadãos do mundo continua sendo a força-motriz da rede postal global. Todos os avanços e inovações no setor são voltados para apoiar a própria razão de nossa existência: mudar a vida das pessoas para melhor”, diz um trecho da mensagem assinada pelo presidente da instituição, Bishar Hussein.

A questão do desenvolvimento também foi escolhida porque, segundo a UPU, os operadores postais são essenciais para ajudar a alcançar os objetivos da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável em todos os países.

“Cerca de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo usam serviços financeiros fornecidos pelos correios. Isso torna o setor postal o segundo maior colaborador da inclusão financeira no mundo. Continuamos a ajudar a tirar as pessoas da pobreza”, destaca Hussein.

O Balcão do Cidadão dos Correios , lançado em maio deste ano, é uma das principais iniciativas da empresa em prol da inclusão financeira e do atendimento os cidadão. O projeto, já lançado em 26 unidades federativas, amplia a oferta de serviços públicos e de conveniência nas agências de todo o Brasil.

O uso de novas tecnologias para melhorar a experiência do cliente também foi ressaltado pela UPU.  “Ao abraçar interfaces mais avançadas, como realidade virtual, Internet das Coisas, blockchain e tecnologias robóticas, o setor postal está hoje criando uma maior flexibilidade no atendimento ao cliente. Agora estamos mais próximos das pessoas do que nunca”.

Dia Mundial dos Correios

O Dia Mundial dos Correios celebra a criação da União Postal Universal (UPU), em 9 de outubro de 1874. Entre outros temas, a UPU defende a estratégia de diversificação dos serviços postais, adotada pelos Correios no Brasil desde 2011.

Para comemorar a data, os Correios realizaram, hoje (9), cerimônia de premiação da fase nacional do 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas, no edifício sede da empresa, em Brasília. O concurso, promovido mundialmente pela UPU, é uma das ações de responsabilidade social desenvolvidas no Brasil pelos Correios. 

A vencedora do concurso, Sara Luisa Amorim da Rocha, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha/ES, esteve presente no evento para receber certificado, troféu e prêmio em dinheiro.

Durante a cerimônia, o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, destacou o papel desafiador das escolas na formação do cidadão e enalteceu a iniciativa do Concurso Internacional de Cartas.  “Um evento como esse mostra a importância dos Correios para a história do Brasil. O país cresce com base na educação. Quanto mais fortes formos em critérios, em valores, em conhecimento apropriado, certamente nosso país será cada vez mais forte, ressaltou.

Na ocasião, os Correios ainda lançaram a emissão filatélica especial “Comidas Típicas Brasileiras”. O tema foi definido na última reunião da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP), organização regional da UPU.

O selo apresenta 20 fotos de comidas típicas brasileiras, com pratos que representam a mesa do brasileiro. Os cliques foram feitos pelos empregados dos Correios, que participaram de um concurso interno promovido pela empresa. As emissões também serão lançadas em Bauru (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Vitória (ES).