FILATELIA
Retrospectiva 2019: relembre os principais selos lançados em 2019

Estampando o canto das cartas, as emissões filatélicas não só comprovam o franqueamento de objetos postais: são fonte de conhecimento e cultura. Personalizados, especiais, comemorativos ou promocionais, os selos também cumprem um papel artístico e social. Em 2019, fatos históricos e questões ambientais ganharam destaque e personalidades foram eternizadas. Relembre as principais emissões lançadas durante o ano:

Personalidades

A primeira emissão filatélica de 2019, lançada em 4 de janeiro, foi o selo comemorativo em tributo ao centenário do nascimento do professor Fernando Figueira, médico e catedrático, que deixou como herança um dos maiores legados da medicina brasileira. O ano seguiu com emissões homenageando pessoas com relevância social e cultural.

 A série “Mulheres que Fizeram História” celebrou a vida de Elza Soares, Hortência, Hebe Camargo, Carolina Maria de Jesus, Maria da Penha e Aracy de Carvalho Guimarães Rosa. Machado de Assis e Joaquim Nabuco foram lembrados na emissão especial Imortais da Academia Brasileira de Letras. Os 130 anos do nascimento de Cora Coralina, a mais famosa poetisa goiana e uma das mais admiradas do país, receberam homenagem dos Correios por meio da emissão de selo personalizado.

O ano de 2019 foi declarado “Ano de Jackson do Pandeiro” pelo governo do Estado da Paraíba, em homenagem ao centenário deste grande artista brasileiro. A data também foi marcada em selo. Nelson Gonçalves, o rei do rádio, teve o trabalho, de mais de meio século dedicado à Música Popular Brasileira, e o centenário de seu nascimento reconhecidos. O cantor e compositor Renato Russo, que completaria 59 anos de idade em 2019, foi honrado na filatelia, ação que consolida o acervo de memórias do artista como um clássico da cultura nacional.

Astrologia

Em março de 2019, os Correios lançaram a série Signos do Zodíaco, que retratou as 12 constelações da mandala zodiacal. A primeira emissão homenageou os nativos do signo de Áries. No canto superior esquerdo do selo, estão as principais estrelas que formam a Constelação do Carneiro: Hamal (Alpha Arietis), a estrela mais brilhante desse agrupamento, Sheratan (Beta Arietis),  Mesarthim (Gamma Arietis), Botein (Delta Arietis),  Bharani – 41 (Lâmbida Arietis), Atietis (c Arietis) e  Epsilon Arietis.

No centro, o ícone do Signo de Áries. No canto inferior direito, uma faixa de cor vermelha representa o elemento fogo, um dos regentes da natureza que caracterizam a personalidade dos nascidos nesse signo. A arte é de Adriana Shibata, que usou a técnica de computação gráfica.

Fatos históricos e meio ambiente

O 50º aniversário da formidável epopeia de 1969 com o primeiro ser humano na Lua teve emissão postal especial lançada em 20 de julho. Cedida pela NASA, a foto da pegada de Neil Armstrong estampa o selo. A folha composta por 12 unidades traz uma vinheta com o título da emissão e as imagens da bandeira americana e do módulo lunar Eagle na superfície lunar. Para essa emissão, foram usadas técnicas de computação gráfica.

Na primavera, foi apresentada a série Riqueza da Fauna Brasileira A folha de selos é composta por fotografias de três diferentes espécies da nossa fauna: as larvas do besouro Pyrearinnus termitilluminans, que proporcionam o fenômeno conhecido como Cupinzeiro Luminoso, a Preguiça-de-Coleira e o Mico-leão-preto.  As fotos são de Ary Bassous (cupinzeiro luminoso), Gabriela Cabral Rezende (mico-leão preto) e Fabio Lima/Instituto Tamanduá (preguiça-decoleira).

Para o selo de Natal pela primeira vez a empresa realizou um concurso aberto voltado a estudantes e profissionais das áreas de artes visuais, que tiveram a oportunidade de eternizar seus nomes no acervo filatélico e artístico, nacional e internacional. Na arte criada por Giana Pundek Tenius, vencedora do concurso, o cenário natalino – representado pela estrela, a guirlanda, o pinheirinho e o número da casa – tem como figura central uma menina levando uma carta endereçada ao Papai Noel.

Confira todos os selos lançado em 2019 aqui.