DIA DO FILATELISTA
Tem selo pra tudo

Para Pedro do Valle Garcia, os selos “são um tesouro”. Foto: Divulgação/Correios

Sandra Santos

Hoje, 5 de março, é comemorado o Dia do Filatelista no Brasil, data que homenageia os colecionadores de selos. Muita mais que um hobby, a Filatelia é uma atividade cultural que desperta paixões em todo o mundo. Pense rápido em algo: pode ser uma profissão, uma descoberta científica, esporte, animal, planta ou até uma causa a ser defendida. Pensou? Muito provavelmente você encontrará um selo postal, emitido em algum país do mundo em qualquer época, sobre o assunto.

“Todos os temas e todas as ciências estão imortalizadas em peças filatélicas”, afirma o filatelista Carlos Fernando Knauer, de Curitiba. Filho de filatelista, Carlos cresceu em meio aos selos, mas confessa que não se interessava pelo assunto. Por curiosidade, um dia, quis saber se, por ventura, não existia selo sobre Matemática. “Eu perguntei pro meu pai. Então, procuramos, encontramos e, como sou formado na área, resolvi começar uma coleção contando a história da Matemática por meio da Filatelia.”

A coleção de selos de Carlos Fernando conta a história da Matemática. Foto: Divulgação/Correios

Veterano na Filatelia, entre os vários temas colecionados por Arthur Oscar Passos, também de Curitiba, está um bastante inusitado: Mãos. Nesse caso, Arthur explica que não existem emissões específicas sobre Mãos. Por isso, a arte aqui é colecionar selos, não importa o tema, em que aparece a mão. Simples assim. “As mais diferentes situações: o maestro regendo a orquestra, o professor ensinando, a mão dando a vacina, a mão em concha apoiando as mais diferentes situações. Tem que aparecer a mão”, explica ele, dizendo que a inspiração veio há muitos anos, ao ver uma outra coleção sobre o tema.  

A paixão por um tema também foi o caminho que levou a brasiliense Gabriela de Andrade Silva à Filatelia. Apaixonada por cães, no aniversário de 16 anos ganhou a assinatura de uma revista sobre o assunto. O anúncio de um cartão telefônico com a foto de um terrier brasileiro atraiu a atenção de Gabriela. Foi pesquisando sobre cartões telefônicos de Cachorros que Gabriela descobriu o mundo maravilhoso dos selos. “E aí o selo postal me atraiu de uma forma que não teve mais volta”, conta Gabriela, que tem uma coleção voltada para a Filatelia moderna, que contempla os selos emitidos nas últimas décadas.

Apaixonada por cães, Gabriela de Andrade coleciona selos que ilustram o melhor amigo do homem. Foto: Divulgação/ Correios

“Descobrir a Filatelia foi incrível. Descobri que os selos são peças coloridas, temáticas, interessantes, altamente colecionáveis. Tem selos que valem milhares de dólares”, completa.

Aos 15 anos de idade, Leonardo Denicol, também de Brasília, diz que a Filatelia se tornou mais que um hobby. O adolescente já conquistou cerca de dez prêmios nacionais e internacionais com a sua coleção sobre Animais Marinhos. “Ganhar esses prêmios internacionais foi saber que eu tenho potencial para melhorar. Enquanto minha coleção tiver Bronze, eu estou focando no Ouro. A Filatelia me ajudou a complementar o conhecimento que eu não tinha. Conhecimento é importante pra mim.”

Em São Paulo, Christian Otto Ricarth e Pedro do Valle Garcia, ambos de 11 anos, frequentam essas oficinas, que são atividades com encontros semanais. Apesar da pouca idade, as duas crianças revelam um interesse genuíno por selos postais. “A diversidade de selos disponíveis pra você colecionar, isso é muito legal. Isso é o que faz eu gostar de Filatelia”, diz Christian. 

“Quando você faz uma brincadeira de caça ao tesouro, não se diverte? Então, pra mim é como se eu estivesse caçando um tesouro porque, pra mim, os selos são um tesouro”, finaliza Pedro, mostrando o quanto colecionar selos pode ser divertido.

#TemSelopraTudo

Acompanhe a série #TemSelopraTudo. Os vídeos serão postados às segundas e quintas, durante o mês de março, nas redes sociais oficiais dos Correios .