MALA DIRETA COM GEOMARKETING
Precisa atingir o seu cliente? Nós sabemos onde ele está

A restrição na circulação de pessoas imposta pela a pandemia de COVID-19 mudou os hábitos de consumo em todo o mundo. Com os novos tempos, a capacidade das empresas anteciparem movimentos do mercado, saber onde estão e para onde estão indo os seus clientes tornou-se vital. Para ajudar empreendedores a impulsionar seus negócios, os Correios desenvolveram a mala direta com geomarketing, uma nova solução de marketing direto que agrega inteligência geoespacial ao serviço.

Diariamente, nossos carteiros percorrem milhares de residências e estabelecimentos comerciais, o que torna possível mapear e atualizar, em tempo recorde, o perfil de todos esses endereços. Ao associar essa expertise a tecnologias geodemográficas, os Correios criaram uma base de dados única, com mais de 17 milhões de endereços em 160 cidades, dentro das 14 maiores regiões metropolitanas do país.

“O serviço de mala direta com geomarketing dos Correios oferece uma grande análise de dados (Big Data), equivalente a 30% de todos os endereços do Brasil e a mais de 40% do PIB nacional. Tudo isso para tornar a solução ainda mais direta e eficaz para os nossos clientes”, detalha o presidente dos Correios, Floriano Peixoto.

Os dados são segmentados por tipos de atividades comerciais e categorias de residências. A partir da análise das informações, também é possível identificar perfis de público-alvo (por idade, renda, sexo, escolaridade, etc) e encontrar a melhor região para divulgar o seu produto, serviço, projeto, evento ou campanha.

O empreendedor pode ainda obter insights para reinventar o seu negócio, prospectar mais clientes e reduzir custos. Em situação de maior isolamento social, como a atual, comércios locais podem ser impulsionados em regiões domiciliares, por exemplo, pois ali estão potenciais novos clientes. Por isso, a localização do negócio e das ações de marketing torna-se tão importante.

Neste ano de eleições municipais, a mala direta com inteligência de geomarketing também pode ser uma poderosa aliada no planejamento estratégico de campanhas eleitorais. A partir da análise geográfica e dos perfis do eleitores, é possível direcionar a campanha, saber onde se tem maior ou menor desempenho eleitoral e direcionar melhor os recursos.

Canais integrados

Mesmo com o crescimento da publicidade nos meios digitais, como e-mails marketing, redes sociais e sites, a mala direta mantém seu espaço dentro do mix dos anunciantes. As estratégias atuais de varejo omnichannel e marketing multicanal promovem o uso simultâneo e interligado de diferentes meios de comunicação para intensificar os pontos de contato com o consumidor.

Para contratar a solução basta acessar http://www.correios.com.br/geomarketing, utilizando o ID Correios. No sistema, serão filtrados os segmentos de público e as regiões geográficas desejadas. Os dados estão divididos em 22 segmentos de comércio e oito características diferentes de residências, além de informações mais refinadas, que permitem um recorte mais adequado do público-alvo.

A ferramenta também calcula a quantidade de endereços e define o tamanho da campanha – quantidade de peças e investimento estimado – o que facilita muito a preparação da divulgação a ser feita pela Mala Direta. O cliente também acompanha em tempo real, pela web, o andamento das suas postagens.

Atualmente, os Correios trabalham para ampliar ainda mais a sua base de dados de geomarketing. A previsão é que sejam acrescentados mais 15 milhões de endereços até 2021.