A ampliação do uso de smartphones pelos Correios está modernizando os serviços da estatal. Atualmente, cerca de 85% dos carteiros utilizam smartphones equipados com um aplicativo que gera aos clientes informações em tempo real sobre o status da sua encomenda ou carta registrada.
Em 2021, a empresa já atualizou mais 19 mil celulares e a expectativa é de que, até o final deste ano, mais 21 mil aparelhos sejam adquiridos, totalizando 40 mil smartphones. O objetivo das aquisições é trazer mais mobilidade às soluções dos Correios, em diversos setores como vendas, atendimento, operações, logística, tratamento, distribuição e transporte.
Com a tecnologia, a empresa também pretende aperfeiçoar etapas logísticas de grandes operações, como a entrega de livros didáticos do FNDE, com a atualização on-line das informações de entregas dos livros e de serviços internacionais – como a emissão do despacho postal, que poderá ser realizado sem a necessidade de movimentação dos objetos para uma estação fixa.
Nos centros de distribuição e de logística integrada (CLIs) dos Correios, estações móveis também irão agilizar o processo de retirada, guarda de itens no porta-paletes, separação de pedidos e expedição de itens de suprimento, pois os operadores receberão, pelos celulares, as diretrizes de armazenagem, sem a necessidade de retorno à uma posição fixa.
Os novos smartphones terão ainda papel fundamental na implementação do sistema de Registro Diário de Viagens e Ocorrências (RDVO-D), onde todos os dados da carga transportada pelos Correios serão migrados em tempo real para o sistema de gestão integrado da empresa. Nos serviços do Balcão do Cidadão, os celulares permitirão substituir etapas manuais do processo de atendimento, além de agilizar o atendimento aos clientes dos Correios.
A ampliação do emprego da tecnologia nos processos operacionais dos Correios, somada às melhorias nas plataformas e soluções digitais da empresa, é mais um passo para a modernização da estatal, tornando cada vez mais intuitiva, prática e segura a experiência do cliente.