Aproximar clientes – uma entrega essencial para os Correios

Maiores operadores logísticos do Brasil, os Correios oferecem, cada vez mais, soluções para aproximar empresas de todo o País dos seus clientes, onde eles estiverem.

Por isso, neste Dia do Cliente (15 de setembro), a estatal também celebra a parceria com todos os seus clientes, dentre eles, os micro e pequenos empreendedores que confiaram na logística dos Correios para se firmarem no comércio eletrônico.

É o caso de Enival Saulo, proprietário da empresa Anagrom, especializada em roupas para mulheres evangélicas. Quando abriu o negócio, no ano de 2017, em Caruaru (PE), ele já sonhava que seus produtos pudessem alcançar clientes tanto nas grandes capitais, quanto nos lugares mais remotos do Brasil.

Com o apoio dos Correios, a empresa Anagrom expandiu suas vendas no e-commerce. Foto: Divulgação/ Correios.

Desde o início, a logística dos Correios foi crucial para alavancar suas vendas no e-commerce. “É maravilhoso ter a oportunidade de levar o nosso produto para qualquer lugar no Brasil, inclusive onde só é possível chegar de barco, ou até cidades que eu nunca nem tinha ouvido falar. Isto seria impossível sem a parceria com os Correios”, afirma.

Enival já tinha experiência em outras empresas de confecção de roupas, quando enxergou neste nicho de mercado uma oportunidade. Em 2017, ele fundou a Anagrom para ser uma empresa totalmente voltada para o comércio eletrônico. O contrato com os Correios veio depois de algumas postagens de seus produtos diretamente na agência. “Os próprios atendentes começaram a perceber um fluxo maior que o normal. Foi quando o gerente da agência me encaminhou para o assistente comercial a fim de viabilizar um contrato”, lembra.

Com a evolução da empresa, Enival percebeu a necessidade de abrir um centro de distribuição também na cidade de São Paulo, para atender as regiões Sudeste e Sul do País. Com a pandemia de Covid-19, que impulsionou a migração das empresas para os meios digitais, foi necessário, então, se diferenciar dos concorrentes, principalmente em grandes centros urbanos.

Enival Saulo, proprietário da Anagrom, especializada em roupas para mulheres evangélicas. Foto: Divulgação/ Correios.

Neste contexto, surgiu a possibilidade de Enival ampliar seu contrato com dois novos serviços dos Correios: o Sedex Hoje, para entregas no mesmo dia nas vendas realizadas na capital paulista; e, também, a possibilidade de ingressar no mercado internacional, com o Exporta Fácil. “Durante a pandemia, nosso site recebeu a visita de pessoas de 122 países. Vimos, então, a oportunidade de levar aquilo que produzimos também para fora do Brasil e os Correios, que nos ajudaram a alcançar o País inteiro, podem também nos ajudar a ir além”, anima-se.

Apoio para recomeçar

Os serviços dos Correios também atraem pessoas em busca de novas oportunidades e dispostas a darem os primeiros passos no empreendedorismo. Foi assim com a pernambucana Fernanda Omena, que precisou se reinserir no mercado de trabalho, após um tempo dedicado à maternidade. Ela utilizou sua experiência e rede de contato com outras mães para fundar, em 2016, a sua empresa Amor e Mimos, especializada em artigos para bebês no mercado digital. “Eu tinha conhecimentos em varejo, além de experiência em empresas de departamento e perfumaria, então eu resolvi empreender”, afirma.

Com o crescimento dos negócios, ela conseguiu montar uma loja física situada em Olinda (PE), mas as vendas online ainda são responsáveis pela maior parte da receita. Cerca de 98% do seu faturamento é proveniente das vendas por aplicativo e também pelo site da empresa.

Para viabilizar seu negócio, Fernanda contou com os Correios como parceiro logístico. Antes de iniciar as vendas, ela buscou conhecer o contrato do Correios para micro e pequenos empreendedores. “Eu tinha interesse nas condições especiais nos serviços de postagem, como o PAC e o Sedex, já que o valor do frete é determinante para atrair clientes no e-commerce. Apostei, firmei contrato mesmo sem saber se meu negócio conseguiria se manter e deu certo. Com certeza, os Correios foram fundamentais para o crescimento da minha empresa”, completa.

Consultoria de e-commerce

Entre as diversas soluções do programa Aproxime, lançado pelos Correios para ajudar empresas a alavancarem seus negócios em meio à pandemia, está a consultoria de e-commerce: serviço gratuito e personalizado disponível para lojas virtuais com contrato com a estatal.

O assistente comercial Manoel Vicente é quem presta a consultoria para empresas Anagrom e Amor e Mimos, por meio da qual é feita uma análise do perfil do cliente e a oferta dos serviços dos Correios de forma mais adequada para cada negócio.

Enival, proprietário da Anagrom, é só elogios para a consultoria: “São feitos balanços de mercado e análise do nosso site para possíveis melhorias. É, de fato, uma parceria a que temos com os Correios! O relacionamento vai além da própria logística”, comenta.

Aproxime-se também e transforme o seu negócio! Saiba mais em www2.correios.com.br/hotsites/aproxime/.