Nível de serviço: conheça a solução dos Correios indicada ao prêmio mais importante do setor postal   

Fernanda Lobo

Os Correios já são tetracampeões do World Post & Parcel Awards, prêmio que celebra o sucesso dos talentos da indústria de correio no mundo todo. Foto: Ian Tuttle

Pela quarta vez seguida, os Correios são finalistas do prêmio mais importante do setor postal em todo o mundo, o World Post & Parcel Awards. Na edição deste ano, os Correios concorrem em quatro das nove categorias, entre elas a que pode elegê-lo “Operador Postal do Ano”, pela solução Nível de Serviço.   

O Nível de Serviço dos Correios funciona como os acordos de nível de serviço praticados em outros segmentos de mercado: estabelece uma performance mínima. No caso dos Correios, é definida uma meta mínima de entrega no prazo para postagens nacionais PAC e Sedex, com previsão de pagamento de bônus em caso de não atingimento dessa meta. Funciona assim: quando a meta de objetos entregues no prazo não atinge o nível de serviço estipulado em contrato, os clientes são ressarcidos com um bônus na fatura. 

Saiba como contratar os Correios

Além do ressarcimento, o Nível de Serviço também eliminou a necessidade de os clientes registrarem manifestação em casos de avaria, atraso ou extravio de objetos. A empresa desenvolveu uma ferramenta que insere esses registros no sistema Fale Conosco, de forma automática, desobrigando o cliente dessa providência.   

Atualmente, mais de 80 mil clientes de contrato dos Correios são contemplados pelo benefício. Para o diretor de Negócios dos Correios, Maurício Lorenzo, o Nível de Serviço é mais um diferencial dos Correios que demonstra como a centralidade do cliente está inserida nos valores da empresa.  

“Queremos manter uma relação harmônica e duradoura com os nossos clientes, correspondendo às suas expectativas e necessidades, em toda a sua jornada com a empresa”, destaca o dirigente.  

Os vencedores do World Post & Parcel Awards serão anunciados no dia 14 de junho de 2023, em Tallin, na Estônia. Confira abaixo os outros serviços dos Correios indicados ao prêmio: 

Correios Log+  

Solução de e-fulfillment criada em 2016, o Correios Log+ assume as etapas mais onerosas do processo logístico das lojas virtuais, da armazenagem e empacotamento até a logística reversa, de forma integrada aos serviços de distribuição da empresa. Ao contratar o Correios Log+, os empreendedores conseguem diminuir custos, acelerar as entregas dos pedidos e, de quebra, ganhar tempo para administrar o seu negócio. Em 2022, a demanda pela solução apresentou um crescimento de 30%.  Saiba mais 

Rastreamento por radiofrequência (RFID)  

Desenvolvida em parceria com a União Postal Universal (UPU), a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês) realiza o monitoramento de cargas postais em larga escala, de forma automatizada, disponibilizando informações em tempo real sobre o fluxo dos objetos. Por meio de chips etiquetados à carga, a tecnologia possui inúmeras vantagens em relação ao código de barras, como capacidade de leitura simultânea de dezenas de etiquetas por segundo, sem necessidade de contato. Saiba mais  

Selo Forró  

A “Emissão Postal Especial Série América – Arte – Forró”, lançada em dezembro de 2022, homenageia o gênero musical que tornou-se patrimônio cultural imaterial do Brasil e os 110 anos do cantor e compositor Luiz Gonzaga. Através do conceito de “forrobodó”, que significa tanto dança como confusão, a arte do selo mostra histórias que podem ser contadas e cantadas. O tema nordeste aparece em vários elementos, como a serra e o céu estrelado, remetendo às constelações da bandeira nacional, ao Rio São Francisco, cactos, entre outros. Saiba mais