A diretoria-executiva dos Correios apresentou, em evento realizado nesta segunda-feira (22), um balanço dos 100 dias da nova gestão e anunciou o Plano de Ações Prioritárias dos Correios com 10 ações estratégicas de curto prazo, a serem implementadas neste ano, e 10 projetos estratégicos, com execução prevista no período 2023-2025.
“Esses 100 dias foram muito intensos e o ritmo não vai diminuir. Temos absoluta confiança no sucesso deste plano, que foi elaborado após um estudo minucioso da atual situação dos Correios. A empresa tem pressa, por isso, precisamos pisar no acelerador para dar o salto de qualidade que os Correios merecem”, afirmou o presidente.
O plano prevê 10 ações estratégicas para este ano e 10 projetos estratégicos com execução até 2025. As ações incluem a captação de recursos de longo prazo junto ao mercado financeiro com taxas mais atrativas, a reestruturação da carteira de imóveis e a revisão da política comercial, da estrutura e da estratégia da empresa.
Entre os projetos estratégicos previstos para este ano estão medidas para aproximar a estatal do atual momento da sociedade como, por exemplo, o lançamento de produtos e serviços voltados ao e-commerce, a modernização da rede tratamento de encomendas e a implantação de modalidades de atendimento e distribuição para atender mercados, unificando a primeira e a última milha pela combinação de físico e digital, de forma a ampliar a universalização do serviço postal.
Já os projetos com prazo até 2026 envolvem a transformação digital dos Correios, com a retomada de investimentos em tecnologia e otimização dos canais e da rede de atendimento da estatal. “Em 2021, por conta da pandemia de Covid-19, os Correios haviam registrado um aumento atípico de R$ 5,3 bilhões nas receitas de e-commerce, mas a diretoria anterior não aproveitou o bom momento para investir. Com isso, uma janela foi perdida e isso está tendo um alto custo”, pontuou o presidente.
Confira os principais destaques dos 100 dias da nova gestão:
Correios retirados da lista de privatizações
Em abril, os Correios foram oficialmente retirados do Programa Nacional de Desestatização (PND), por meio do Decreto nº 11.478, publicado no Diário Oficial da União. O texto confirma o compromisso estabelecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de janeiro, quando assinou um despacho em que determinava a revogação do processo de privatização de uma série de empresas estatais, entre as quais, os Correios.
Retomada de direitos e diálogo com empregados
A nova diretoria aprovou o retorno de benefícios que haviam sido retirados, como a licença-maternidade de seis meses e o pagamento de Auxílio Especial, destinado a dependentes com deficiência. A retomada de direitos acontece dentro de um processo mais amplo, da volta do diálogo com as entidades de representação das empregadas e dos empregados. Para tanto, o próprio presidente participou de 12 reuniões com associações, sindicatos e federações. Ainda na área de gestão de pessoas, a estatal abriu edital para a seleção de mais de 4 mil jovens aprendizes.
Prospecção de novos clientes
A empresa também tem fortalecido o relacionamento com clientes para prospecção e parcerias, de forma a resgatar receita. Foram 18 encontros e reuniões do tipo, com entes públicos e privados, além da presença do presidente da estatal na comitiva presidencial que esteve na China em abril e que resultou na assinatura de um memorando de entendimentos entre os Correios e a Cainiao, braço logístico do grupo Alibaba, para cooperação mútua.
Contratação preferencial por órgãos públicos federais
Depois de sair de um processo de privatização, os Correios foram fortalecidos com a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei que prevê a contratação preferencial da estatal por parte de órgãos públicos federais para serviços prestados de forma não exclusiva, ou seja, que podem ser oferecidos pela iniciativa privada, como a entrega de encomendas e os serviços de logística.
Acordos com a AGU e TST
A nova diretoria ainda assinou um acordo de cooperação técnica com a Advocacia-Geral da União (AGU), para uso do sistema de gestão de processos do órgão, o que representou uma economia de R$ 40 milhões nos próximos cinco anos – valor que havia sido previsto, no final de 2022, para a contratação de um software de mercado para a automação dessas atividades pelo mesmo período. Outro acordo relevante assinado pela nova diretoria foi com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), para reduzir o número de processos envolvendo a estatal, que é atualmente uma das 10 maiores litigantes da justiça trabalhista.
Inauguração do CTE Guarulhos
Em continuidade aos investimentos para ampliar a capacidade logística dos Correios, foi inaugurado o novo Centro de Tratamento de Encomendas (CTE) de Guarulhos (SP). O espaço de 24 mil m2 receberá a maior máquina de triagem automatizada da empresa, com capacidade de processar até 700 mil encomendas por dia. A inauguração faz parte de um movimento estruturado para trazer mais tecnologia e velocidade às entregas e fortalecer os Correios em seu papel de integrador nacional.
Combate ao assédio e racismo
Alinhada ao compromisso do governo federal de adotar ações pautadas na agenda ASG (Ambiental, Social e Governança), a empresa criou dois grupos de trabalho para estabelecer mecanismos de prevenção, apuração e punição das denúncias de assédio e racismo na empresa. Ambos os grupos contam com a participação de representantes das duas federações de representação dos empregados, a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telegrafos e Similares (Fentect). A iniciativa também atende a dispositivos do acordo coletivo de trabalho vigente, que foi mediado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Premiações e reconhecimento
Os Correios receberam duas premiações importantes: “O Melhor de São Paulo Serviços 2023”, realizado pelo Datafolha, na categoria “Entrega de Encomenda”; e “A Era do Diálogo 2023”, promovido pelo Grupo Padrão, como umas das 20 empresas brasileiras mais competentes na resolução de conflitos e na busca de harmonia no relacionamento com os clientes.