Criamos grupos de trabalho para combater o assédio e o racismo

O presidente dos Correios assinou na última semana portarias para criação de grupos de trabalho para combater o assédio e o racismo na empresa. A iniciativa está alinhada ao compromisso do governo federal de adotar ações pautadas na agenda ASG (Ambiental, Social e Governança) e também atende a dispositivos do acordo coletivo de trabalho vigente, que foi mediado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O primeiro grupo irá propor meios para o combate ao assédio sexual e moral, enquanto o segundo tratará da promoção da equidade racial e do enfrentamento ao racismo.
Ambos os grupos contam com a participação de representantes das duas federações de representação dos empregados, a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telegrafos e Similares (Fentect).

Os representantes da empresa e das federações irão realizar estudos e propor ações para a superação das desigualdades, a não discriminação, a sensibilização e a promoção do respeito às diferenças no ambiente corporativo.

As reuniões ocorrerão dentro das mesas temáticas, que também estão sendo retomadas pela empresa, e trarão subsídios para a implementação de políticas voltadas à igualdade de gênero e raça, ao respeito à diversidade e ao enfrentamento aos assédios.