Preparados para o futuro! Em uma tarde repleta de emoção e homenagens, formamos a 9ª turma de jovens aprendizes dos Correios, em Brasília (DF). Mais de 130 jovens, entre 14 a 23 anos, receberam, em cerimônia no edifício-sede da estatal nesta segunda-feira (12), os certificados de conclusão do programa de aprendizagem, além de se qualificarem como assistentes administrativos pelo Senai.
Um dos homenageados do evento foi o ex-jovem aprendiz, Guydo Wylgnher, que participou do primeiro Programa Jovem Aprendiz dos Correios na capital, em 2011, e atualmente é cirurgião-dentista. Ao discursar para os formandos, o jovem de 28 anos falou sobre a superação da timidez e como a experiência nos Correios foi decisiva para o seu sucesso profissional.
“Antes de participar do Jovem Aprendiz dos Correios era muito tímido. Assim como eu, vocês também podem superar qualquer dificuldade. Não parem por aqui, continuem, estudem muito, tenham foco e se dediquem ao que vocês querem alcançar”, destacou Guydo. A timidez também foi a dificuldade superada pelo formando Tiago Nascimento Afonso, homenageado pela assiduidade. “Jamais teria coragem de falar para um auditório lotado como esse”, revelou Tiago.
Como empresa socialmente responsável, os Correios acreditam que a formação de jovens faz a diferença no desenvolvimento do país e cria oportunidades para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Atualmente, a empresa possui em seus quadros 3.650 aprendizes, mas já passaram pela estatal mais de 31 mil jovens.
Jovem Aprendiz 2023 – Neste ano, os Correios abriram 4.382 vagas de jovens aprendizes, mais formação de cadastro reserva, em todo o Brasil. Em fase final de processamento, o resultado do certame deverá ser divulgado até 20 de julho de 2023, conforme o prazo do edital, podendo ser antecipado.
Os candidatos aprovados vão receber, além do salário-mínimo-hora, que pode variar a depender do piso estadual, vale-transporte, vale-refeição e uniforme. Das vagas totais, 10% serão ofertadas para pessoas com deficiência e 20% para pretos e pardos. As vagas são divididas entre matutino e vespertino.
Quem for selecionado terá um contrato que pode variar entre 12 e 24 meses, com registro na Carteira de Trabalho. A carga horária é de 20 horas semanais, divididas em atividades teóricas e práticas, que envolvem sua atuação como auxiliar administrativo e logístico.
Acompanhe a página do programa no site dos Correios e fique por dentro!