CORREIOS AQUI
Comerciantes se tornam Ponto de Coleta de encomendas e comemoram resultados

Juliana Miranda

A empresária Maria de Fátima Oliveira foi uma das comerciantes de São Paulo (SP) que aprovaram o Ponto de Coleta dos Correios: “sistema prático e fácil de usar”. Foto: Arquivo pessoal

Os Correios estão credenciando estabelecimentos comerciais para funcionarem como Pontos de Coleta da empresa – locais onde a população pode postar e, futuramente, receber encomendas. O objetivo é ampliar a capilaridade da empresa de forma rápida, e, assim, chegar ainda mais perto dos clientes.   

Os comerciantes que se tornam Ponto de Coleta dos Correios serão remunerados por cada encomenda recebida ou entregue, mas os benefícios em aderir à parceria vão além. É o que relata Lúcia Roger, proprietária de uma loja de brindes em Guarulhos (SP). “Esperamos aumentar o fluxo de clientes, pois Correios é uma marca forte, atrai as pessoas”, explicou ela.

Daniela dos Santos, proprietária de uma loja de decoração em São Paulo (SP), revela que seu fluxo de clientes já aumentou. “Os clientes vêm fazer as postagens e aproveitam para conhecer nossos produtos. O retorno está sendo muito positivo”, comemora. O ponto de Daniela, aliás, é o campeão de postagens na cidade de São Paulo.   

Campeão de postagens: o ponto de coleta contratado pela empresária Daniela dos Santos é um dos mais movimentados de São Paulo (SP).

Patrick Costa, dono de uma loja de confecções em Belo Horizonte (MG), e Geiziane da Silva, que comercializa materiais de informática em Brasília (DF), também esperam mais pessoas visitando suas lojas. “Quando se fala em Correios, as pessoas ficam mais confiantes em fazer suas postagens”, destaca a lojista.  

Para a empresária Elizete Sena, no entanto, o que pesou na decisão de se tornar parceira dos Correios foi a percepção do crescimento do e-commerce no mercado onde atua. Dona de uma loja de materiais de construção em Brasília (DF) que também faz vendas on-line, ela avalia que o ponto de coleta dos Correios “vai facilitar muito a vida de comerciantes da região”, disse.  

A demanda pelos serviços dos Correios também foi o que pesou na decisão de Maria de Fátima Oliveira, proprietária de um bazar em São Paulo (SP) há mais de 40 anos. “Muitas pessoas passam por aqui e perguntam onde tem Correios perto. Como tinha um espaço ocioso na loja, o ponto de coleta trouxe ganhos para mim e para a comunidade”, avaliou a comerciante, que também aprovou a operacionalização dos serviços. “O sistema dos Correios é muito prático e fácil de usar”, salienta.  

Até agora, já são 15 pontos de coleta dos Correios funcionando no país, a maior parte deles (10) no estado de São Paulo, mas há outros em Brasília (4) e Minas Gerais (1). Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no serviço ‘Busca Agências’ do App Correios.

Como se cadastrar   

O credenciamento de comerciantes interessados em se tornar ponto de coleta dos Correios foi prorrogado por mais 12 meses e vai até junho de 2024 . Para se cadastrar, é preciso ter um espaço disponível para armazenar as encomendas e estar em dia com as obrigações fiscais e trabalhistas. Veja abaixo outros requisitos:  

  • Estabelecimento comercial localizado em alguma das regiões de interesse dos Correios  
  • Espaço físico para guardar as encomendas  
  • Celular smartphone que leia QR Code, assim é possível avisar que o produto foi entregue ou recebido  
  • Impressora para imprimir as etiquetas de postagem  

Passo a passo para credenciamento  

  • Preencher o formulário no site dos Correios  
  • Apresentar documentos complementares  
  • Realizar o treinamento  
  • Identificar a parceria com os adesivos disponibilizados  

Regiões aptas a se cadastrar   

  • Distrito Federal: Lago Sul, Lago Norte, Asa Sul, Vila Telebrasília, Setor Rádio e TV, Setor de Clubes Sul, Sudoeste, Cruzeiro, Octogonal, Jardim Botânico, Paranoá, Taquari, Itapoã I e II, Varjão e Fazendinha. 
  • Minas Gerais: todos os bairros de Belo Horizonte/DF. 
      
  • São Paulo: locais da capital paulista e região metropolitana de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Guarujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mauá, Moji das Cruzes, Praia Grande, Ribeirão Pires, Santana do Parnaíba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Vicente, Suzano e Taboão da Serra.  
      
  • Rio de Janeiro: Flamengo, Glória, Laranjeiras, Botafogo, Barra da Tijuca, Itanhangá, Copacabana, Ipanema, Jardim Botânico, Praça Mauá.  

    Mais informações estão disponíveis  em https://www.correios.com.br/acesso-a-informacao/licitacoes-e-contratos/credenciamento-ponto-de-coleta/credenciamento-ponto-de-coleta