Hoje (28), no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, reconhecemos a importância dessa luta e o nosso compromisso com o respeito às pessoas, a promoção de políticas de promoção de igualdade de gênero e o combate ao preconceito. Guiados pelas diretrizes do atual governo, lançamos no Palácio do Planalto, em Brasília, selo que celebra a diversidade ao trazer, nas cores do LGBTQIA+, uma releitura da bandeira do movimento (leia mais).
Em um país que ocupa o topo do ranking mundial de mortes de travestis e pessoas trans pelo 14º ano consecutivo, divulgar as cores do orgulho LGBTQIA+ em um selo proposto pela deputada federal Erika Hilton e lançado na sede do governo brasileiro significa muito. Além disso, internamente, estamos trabalhando para transformar os Correios em um lugar livre de preconceitos de qualquer tipo. Conheça algumas das nossas iniciativas para somar forças na busca por igualdade:
Programa de diversidade e inclusão
Reativado em maio deste ano, o Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos tem por objetivo promover a cultura da diversidade nos Correios e contribuir para a superação das desigualdades, redução de preconceitos e eliminação das discriminações e assédios no ambiente de trabalho. O programa é composto por palestras, rodas de conversa e oficinas periódicas, abertas a todos os empregados. É uma estratégia transversal, ou seja, que atinge todas as áreas da empresa.
Grupos de trabalho para combater desigualdades
Foi também no mês de maio que criamos os grupos de trabalho em prol da igualdade de gênero e raça, respeito à diversidade e enfrentamento aos assédios. Segundo a coordenadora do GT, Vilma Maria dos Santos Reis, o objetivo da iniciativa é garantir a representatividade e a diversidade nos vários espaços dos Correios. “Este é um tempo para a gente acolher e criar condições para que todas as identidades, na sua pluralidade, possam alcançar a porta da frente da empresa, e todos os sujeitos possam existir com orgulho”, afirmou a coordenadora.
Campanha contra a LBGTfobia
Em 2023, os Correios retomaram a divulgação de campanhas pelo respeito à diversidade e combate à LGBTfobia tanto para o público interno quanto para o público externo, através de suas redes sociais oficiais. A produção de peças gráficas, matérias corporativas e notas técnicas sobre o tema contribuem para afirmar a identidade da empresa como aliada da causa, a nomear as várias identidades e reafirmar a existência de cada grupo, além de sensibilizar empregados e sociedade para uma cultura onde todas as existências sejam respeitadas.
Canal de denúncias
Os Correios possuem canal de denúncias para acolher relatos de situações que não estejam em conformidade com as normas da empresa. A pessoa denunciante pode apresentar, por exemplo, denúncias sobre assédio moral e sexual, sobre discriminação e sobre inconformidade ética. O canal de denúncias é um importante instrumento na fiscalização do uso dos recursos dos Correios, no controle da gestão pública e na proteção da integridade física e emocional dos empregados e empregadas, incluindo o combate à LGBTfobia.