Acreditamos na cultura como ferramenta de aproximação e transformação da sociedade. Por isso, além de integrar um país de dimensões continentais, queremos aproximar os brasileiros da beleza e da diversidade artística do Brasil. Após cinco anos, retomamos o patrocínio ao Festival de Parintins, evento icônico que celebra a cultura folclórica do Amazonas, que em 2023 chega a sua 56ª edição.
Parintins e sua cultura popular são referência mundial da capacidade criativa da população da Amazônia. O nome da festa vem do lugar onde ela acontece – a ilha de Parintins, às margens do rio Amazonas, a 420 quilômetros de Manaus. Levada ao norte por migrantes nordestinos, a cultura do bumba-meu-boi adaptou-se ao boi-bumbá amazonense, incorporando as lendas e rituais das etnias indígenas e da cultura popular da Amazônia.
A história dos Bois de Parintins começou oficialmente em 1913, às vésperas do dia de Santo Antônio. Desde então, tradicionalmente, no final do mês de junho duas agremiações competem movidas pela rivalidade entre os bois Caprichoso e Garantido. Os participantes da festa, cobertos por luxuosos adereços indígenas, encenam a história de um boi de estimação que pertencia a um fazendeiro na época do Brasil colonial, explorando temáticas regionais, lendas, rituais indígenas e costumes de ribeirinhos.
As cores azul e branco do Boi Caprichoso representam o céu. O vermelho, do Boi Garantido, significa sangue e vida. A apresentação, quase uma ópera amazonense, ocorre a céu aberto durante 3 noites, em uma arena chamada “bumbódromo”, com capacidade para mais de 35 mil expectadores.
Comemorando seus 360 anos, os Correios se orgulham de apoiar um projeto que convida as pessoas a conhecer a história e a identidade do Brasil. Por meio do patrocínio a projetos que evidenciam as variadas heranças características do nosso país, como o Festival de Parintins, contribuímos para a preservação da memória do povo brasileiro e a democratização do acesso às manifestações populares que formam o nosso folclore nacional.
Retorno – O Festival de Parintins já foi patrocinado pelos Correios em 13 edições, sendo a primeira participação em 2003, com retorno satisfatório em todas as suas avaliações. Ao associar a marca da empresa a um dos maiores eventos do país e do mundo, a iniciativa fortalece a identidade corporativa, a imagem institucional e os pilares da marca Correios, promovendo visibilidade e reconhecimento da estatal junto a sociedade.
Além disso, durante o período de pré-produção, produção e execução do evento são gerados mais de 5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos nas áreas de comércio e serviço da cidade, movimentando a economia regional como um todo.