Entrega com bicicleta elétrica funcionará em todo o país; confira vantagens

A bicicleta elétrica dos Correios alcança uma velocidade média de 25 km/h. Foto: Divulgação/Correios

Estamos trabalhando para reduzir emissões de carbono, substituir tecnologias e revolucionar nossas frotas e instalações. Neste mês, concluiremos a compra de 762 bicicletas elétricas para ampliar as nossas entregas em modais não poluentes. Os equipamentos vão substituir parte da frota de bicicletas convencionais dos Correios a partir de agosto em todos os estados do país.

Quando falamos em bicicleta elétrica, o primeiro benefício que vem à cabeça é o menor esforço para o deslocamento. Porém, existem várias vantagens em utilizar esse tipo de equipamento. Descubra abaixo quatro delas:

1. Agilidade

A bicicleta elétrica dos Correios alcança uma velocidade média de 25 km/h. Essa potência, aliada ao menor esforço do carteiro, significa mais eficiência na última milha, pois o tempo entre uma entrega e outra é reduzido. Ou seja, a encomenda chega antes às mãos do cliente. Isso acontece porque o equipamento funciona com um motor acoplado, que multiplica a força da pedalada empregada pelo condutor, uma grande vantagem especialmente em percursos longos e terrenos íngremes.

A carteira Rosângela Lima aprovou o uso da bicicleta elétrica dos Correios. Foto: Divulgação/Correios

2. Manobrabilidade

As e-bikes são mais leves em comparação aos automóveis convencionais, como carros e motocicletas, e mais ágeis quando comparadas às bicicletas tradicionais. “É muito mais fácil andar com a bicicleta elétrica porque pedalamos menos em longas distâncias, precisamos fazer menos força”, conta a carteira Rosângela Lima, que trabalha em Praia Grande, região metropolitana de Santos (SP). Carteira há 22 anos e ciclista há mais de seis, ela percorre aproximadamente 12 quilômetros por dia durante as entregas.

3. Facilidade de estacionamento e manutenção

Os congestionamentos, locais de parada e restrições são os principais desafios da logística urbana atualmente. Nesse sentido, as bicicletas elétricas trazem uma resposta viável e eficiente. Além disso, a bateria da e-bike pode ser carregada em tomadas convencionais. A manutenção também é simples, similar à de bicicletas comuns. Grande parte das bicicletarias do país já está preparada para consertar ou substituir as peças que sofrem desgastes.

4. Menor impacto ambiental

As bicicletas elétricas são uma opção de transporte que utiliza energia limpa, isto é, não emitem dióxido de carbono (CO2) ou outros gases poluentes na atmosfera. Com autonomia de 30 a 50 km, a depender do relevo, peso do carteiro e carga transportada, a recarga completa dura cerca de sete horas. Isso nos permite realizar nossas entregas de forma mais eficiente e responsável. Atualmente, contamos com cerca de 4 mil carteiros ciclistas que, juntos, percorrem 67 mil quilômetros por dia. Para conhecer outras ações de sustentabilidade dos Correios, acesse aqui.