EXPORTAÇÃO
Vender no Sudeste Asiático vai ficar mais fácil com acordo entre Correios, ApexBrasil e Shopee

Os Correios se uniram à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e à Shopee para ampliar e promover as vendas brasileiras no Sudeste Asiático. O Memorando de Entendimento (MoU) entre as instituições foi assinado ontem (26), durante a 4ª edição do E-xport Meeting – Encontro de E-commerce Internacional, que aconteceu em São Paulo. 

Entre as ações previstas no acordo estão a assistência personalizada dos Correios na logística de envio e distribuição por meio do Exporta Fácil, a realização de webinars de sensibilização e treinamento para as empresas sobre marketplaces internacionais e o apoio para operação estratégica e adequada na plataforma Shopee. O objetivo é que os produtos brasileiros cheguem com mais facilidade a países como Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Taiwan, Vietnã e Tailândia. 

Ana Paula Repezza (ApexBrasil), Fabiano Silva dos Santos (Correios) e Franscisco Rios (Shopee): acordo vai facilitar exportações

Para o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a assinatura do acordo é um marco importante para a empresa e para o Brasil. “O Brasil está habituado a receber mercadorias do exterior. Agora, queremos fazer o caminho inverso, colocar os produtos brasileiros na vitrine mundial”, disse o presidente.  

No âmbito da parceria, as instituições realizarão um projeto piloto crossborder, envolvendo empresas brasileiras que queiram exportar para Singapura. Inicialmente, serão selecionadas até 10 empresas com potencial exportador e interessadas em atuar nesse mercado para dar início ao processo de exportação já no segundo semestre de 2023. Ao longo do processo, o projeto irá então mapear as principais dificuldades na comercialização de produtos brasileiros na região, bem como identificar as melhores oportunidades de atuação do Brasil em Singapura por meio do e-commerce. A partir disso, será estruturado então um projeto robusto de atuação conjunta que possa facilitar o acesso das mercadorias brasileiras naquele país, e, assim, ampliar o número de empresas atendidas, bem como diversificar os mercados. 

O Exporta Fácil Correios é um conjunto de serviços que oferece facilidades para empresas e pessoas físicas que desejam exportar seus produtos de maneira mais simples. 

Os Correios são a maior empresa de logística da América Latina, e apresentam soluções confiáveis, acessíveis e competitivas em e-commerce e exportação para atender negócios de todos os tamanhos. Presente em 100% dos municípios do Brasil, a empresa usa sua capilaridade e expertise para contribuir com o desenvolvimento do país.