DIREITOS HUMANOS|
Nossas ações por um mundo melhor  

Para nós, os direitos humanos, celebrados internacionalmente neste domingo (10), devem ser assumidos como inegociáveis – o ponto de partida para um mundo mais justo, igualitário e próspero. Ao fornecer soluções que movem a sociedade, nos relacionamos de forma responsável com as comunidades onde atuamos e buscamos superar os desafios de sustentabilidade relacionados às nossas atividades.  

Entendemos que respeitar a agenda ESG – sigla que condensa práticas relacionadas à preservação ambiental, à inclusão social e à boas práticas de governança -, é fundamental para que, de fato, os Correios colaborem com o progresso da sociedade. 

Por isso, contamos com iniciativas que protegem a vida e os direitos das pessoas e de quem faz os Correios no dia a dia. Conheça nossos principais compromissos e práticas:  

Bem-estar e saúde dos nossos empregados 

Neste ano, o Acordo Coletivo de Trabalho viabilizou a inclusão de 25 cláusulas voltadas aos direitos humanos dos empregados dos Correios, extintas na gestão anterior. Além disso, ao retomar o diálogo permanente com as federações dos trabalhadores, conseguimos fechar um acordo coletivo sem mediação da justiça do trabalho, após sete anos. Outra iniciativa inédita foi a concessão de bolsas de estudo para proporcionar a primeira graduação a profissionais de nível médio da empresa. Leia mais.  


Promoção da diversidade e equidade   

Como uma empresa 100% brasileira, com mais de 87 mil empregadas e empregados, somos apaixonados por diversidade, inclusão e equidade. Acreditamos que ambientes plurais promovem conexões mais ricas. Por isso, neste ano criamos grupos de trabalho com foco no enfrentamento ao sexismo, racismo e à LGBTfobia. Buscar o equilíbrio de gênero em todos os níveis de liderança da empresa também é prioridade. Saiba mais.  


Inclusão social  

Consolidando a nossa vocação social, inauguramos em novembro a primeira agência dos Correios dentro de uma favela brasileira. A unidade instalada na comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo (SP), faz parte do projeto Correios Comunidade, que tem levado cidadania a locais sem registro postal pelo país. Em outra frente, promovemos há 34 anos a campanha Papai Noel dos Correios, que transformou-se em uma das maiores ações sociais do país. Só na última década, tiramos do papel os sonhos de mais de seis milhões de crianças em situação de vulnerabilidade social. Saiba mais.


Solidariedade expressa  

Apoiamos as comunidades nos momentos em que elas mais precisam. Em resposta a crises humanitárias, realizamos a ação “Solidariedade Expressa”. Por meio da iniciativa, fazemos o transporte gratuito de donativos sempre que ocorrem situações de emergência ou de calamidade pública. Todos os dias, também realizamos a entrega de medicamento e vacinas para pequenos municípios brasileiros. Leia mais.  


Iniciativas que apoiamos  

Temos orgulho em participar de ações que fazem uma sociedade melhor e mais justa. Neste ano, aderimos à campanha Brasil Sem Misoginia, do Ministério das Mulheres, e ao Guia Lilás, da CGU, que traz exemplos de gestos, atitudes e falas que podem ser entendidos como assédio ou preconceito dentro das relações de trabalho. Leia mais.  


Mecanismos de denúncias 

Reconhecemos espaços de denúncia como importantes instrumentos em defesa dos direitos humanos. Por isso, disponibilizamos canais de contato direto com a Ouvidoria dos Correios para registro de casos que envolvam assédio moral e sexual, discriminação, conduta inadequada, inconformidade, fraude e improbidade administrativa. Conheça o nosso Canal de Denúncias.