Em tempos de pandemia, a figura do carteiro personifica, ainda mais, a importância dos Correios para a sociedade. Na linha de frente das entregas de cartas e encomendas em todo país, os profissionais recebem, diariamente, manifestações de reconhecimento pelos serviços essenciais prestados à população. Por meio de cartinhas e desenhos feitos à mão, até as crianças encontraram uma forma de expressar carinho e gratidão aos carteiros.
O pequeno Eduardo Dieter (8), de Florianópolis (SC), escreveu que “por causa do coronavírus, as pessoas precisam ficar em casa, mas o teu trabalho é muito importante e por isso não parou”. Junto à carta, ele deixou também uma caixa de chocolate para que o porteiro entregasse aos carteiros Rafael Felício e Braian de Brito Rodrigues, que realizam as entregas da sua rua, no bairro do Itacorubi.
Na zona leste de São Paulo (SP), a menina Gabriella Godinho da Cunha (8) também fez questão de fazer uma cartinha para o carteiro Renato Leite da Silva, que realiza as entregas no bairro Cangaíba, onde ela mora. “Sabemos o momento difícil que estamos passando e, mesmo assim, o senhor não nos abandonou e sempre faz o seu serviço. Quero agradecer por colocar sua vida em risco saindo de casa para nos ajudar”, diz um trecho da mensagem.
O sonho de ter em mãos sua tão sonhada boneca, comprada pela internet , foi o que motivou Cinthia Nunes Cunha (10), do munícipio de Ijaci (MG), a fazer uma cartinha de agradecimento à estatal. Na mensagem, endereçada “a todos os entregadores dos Correios”, a menina descreve a ansiedade pela chegada da encomenda e a emoção ao receber o presente prometido pelo pai.
Emoção também foi o sentimento do carteiro Evaldo dos Santos Barbosa ao receber a cartinha. “Me surpreendi pela espontaneidade da Cinthia e, ao mesmo tempo, fiquei muito satisfeito pelo reconhecimento dela pelo trabalho dos carteiros, independente das dificuldades que estamos enfrentando”, relata.
Não são apenas as crianças que se sentem tocadas pelo trabalho dos carteiros. Em Brasília (DF), a advogada Guisla Alves (45) também encontrou uma forma carinhosa de demostrar seu reconhecimento ao trabalho dos carteiros. “Desde o início da pandemia, eu só pensava nestes profissionais que precisam estar nas ruas, se expondo ao risco, para que a gente tenha o privilégio de receber nossas encomendas no conforto de nossas casas”, conta.
Para “adoçar” o dia dos carteiros que fazem as entregas na sua casa, no bairro Parkway, ela os recebe com saquinhos de chocolates e mensagens açucaradas, escritas à mão. “É um gesto simples, mas que pode fazer a diferença. Espero que a minha iniciativa também possa inspirar mais pessoas a fazerem o mesmo”, relata a advogada.
Espaço de reconhecimento
Quem deseja expressar sua homenagem aos carteiros também pode usar as redes sociais e os demais canais de atendimento dos Correios. Diariamente, nos perfis oficiais dos Correios no Instagram, Facebook e Twitter são repostados inúmeros elogios de clientes.
As principais mensagens são selecionadas e publicadas em um espaço especial no site da empresa: www.correios.com.br/agradecimentos. Curtiu? Então expresse também o seu reconhecimento a esses profissionais, tão essenciais para o Brasil.