Retrospectiva 2020: os fatos que marcaram o ano dos Correios

Em um ano totalmente atípico, os Correios tiveram que se reinventar para superar os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, em especial continuar mantendo as entregas no prazo com parte do seu efetivo afastado, medida necessária para garantir a saúde de seus empregados.

Em ordem cronológica, o Blog dos Correios selecionou os principais acontecimentos do ano para a empresa. Confira:

Frota renovada

Iniciamos 2020 com mais de 7 mil veículos novos entregues em todo o Brasil. No total, os Correios investiram cerca de R$ 197 milhões na aquisição de 5.328 motocicletas, 2.157 furgões de 600Kg e 73 furgões (com capacidade de 1.500 Kg). A aquisição dos novos veículos foi intensificada nos últimos meses de 2019 para atender ao aumento da demanda gerado pela Black Friday e pelas festas de fim de ano. Além de melhorar as condições de trabalho dos carteiros, o investimento representa ganho de produtividade, qualidade das entregas, redução do custo de manutenção e aumento da disponibilidade da frota.

Pandemia: medidas preventivas

Em março, com a chegada do coronavírus no Brasil, adaptamos as nossas operações para manter clientes e empregados seguros em meio a pandemia.  Entre orientações profiláticas e adaptações em rotinas de atendimento, tratamento, distribuição, coleta e transporte, foram adotadas mais de 100 medidas emergenciais, desde o início da pandemia. Todos os objetos passaram a ser entregues sem a coleta de assinatura do destinatário, por exemplo, para evitar o contato físico e o risco de contaminação. Criamos ainda uma central de informações, no site dos Correios, onde disponibilizamos notícias e os boletins diários relacionadas à pandemia

Apoio logístico a Rede Vírus

Iniciamos, também em março, o apoio logístico à Rede Vírus, comitê do então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações, responsável pela coleta de material viral (novo coronavírus e influenza). O transporte realizado pelos Correios obedeceu a altos requisitos de segurança e agilidade, para que o material fosse entregue até 20 horas após a coleta, em perfeito estado de conservação e com risco zero de contaminação, tanto de pessoas quanto do ambiente por onde as amostras transitaram.

Novas soluções digitais

Em abril, os Correios lançaram três novas soluções de comunicação digital para facilitar a vida das pessoas neste ano em que muitos precisaram ficar em casa. Com o Correios Entrega Digital, clientes que enviam boletos, contas, extratos, faturas e notificações pelos Correios também passaram a enviar essa mesma comunicação no formato digital, sem nenhum custo adicional. A ampliação do serviço e-Carta foi outra novidade. A solução consiste na captação eletrônica dos dados da mensagem, que depois são processados para produção e entrega em meio físico. 

Programa AproxiME: apoio a pequenas empresas

Para apoiar pequenos e médios empreendedores durante a pandemia, os Correios lançaram o programa AproxiME, um pacote de soluções para ajudar comerciantes que precisam mudar a matriz do seu negócio e dar os primeiros passos no e-commerce. 

Dentre as principais soluções do programa estão contrato fácil; facilidade de pagamento; suporte tecnológico: divulgação da marca; coleta gratuita de encomenda; Correios Log+; entrega no vizinho e Clique e Retire.

Reconhecimento internacional

Em junho, recebemos um importante reconhecimento: os Correios venceram, pelo segundo ano consecutivo, o World Post & Parcel Awards, prêmio internacional considerado o “Oscar” dos correios em todo o mundo. Nesta edição, a empresa recebeu o primeiro lugar nas categorias “Crescimento Transfronteiriço”, com o novo modelo de importação pelo portal Minhas Importações, e “Atendimento ao Cliente”, com os serviços “Compra Fora” e “Packet”, lançados em 2019.

Solidariedade

Em agosto, os Correios firmaram uma parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), doando camisas de carteiros e malotes postais inservíveis, que estão se transformados em máscaras faciais, toucas, mochilas e sacos de dormir para uso de pessoas em situação de rua.  

Na linha de frente das entregas de cartas e encomendas em todo país, os profissionais receberam manifestações de reconhecimento pelos serviços essenciais prestados à população.

Locker: armário inteligente

Em outubro, foram lançados o novo armário inteligente dos Correios, o Locker, mais um canal de autoatendimento inovador da empresa. Cada equipamento possui em média 40 gavetas de tamanhos variados, podendo funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana.  

Para utilizar o serviço, que não possui custo adicional, basta o cliente informar no momento da compra, na loja virtual, o CEP do equipamento onde seja retirar a sua encomenda e inserir o número do seu CPF/CNPJ no campo de complemento do endereçamento.  Instalados em locais de fácil acesso e grande circulação de pessoas – como estações de metrô, rodoviárias, shoppings e postos de gasolina -, os terminais são integrados ao aplicativo Correios e ao Sistema de Rastreamento de Objetos (SRO).

Megaoperação de entrega de livros didáticos

Os Correios e o Ministério da Educação anunciaram, também em outubro, o início de uma das maiores operações logísticas do mundo: a distribuição de livros e materiais paradidáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A megaoperação 2020/2021 será responsável pela entrega de 197 milhões de livros, em todos os 5.570 municípios do país. A operação já rendeu à empresa um Word Mail Awards, prêmio que identifica as organizações com as melhores práticas na indústria global postal.

Feirão de imóveis

Os Correios lançaram diferentes editais de alienação de imóveis localizados em diversas regiões do Brasil. Estão disponíveis imóveis na região central de Brasília/DF, em Recife/PE, Porto Alegre/RS, Itaparica/BA, São José do Rio Preto/SP, Salvador/BA, entre outros.

Black Friday: recorde histórico

No primeiro dia útil após a Black Friday, em 30/11, os Correios atingiram o maior pico de envios da história, com mais de 2,2 milhões de objetos postados. Este é o maior volume de encomendas já postado em um dia, um incremento de 13%, se comparado ao ano anterior. Além das postagens, atingimos outro marco inédito: mais de 3,6 milhões de objetos triados em um único dia. Maiores parceiros do e-commerce brasileiro, os Correios se prepararam durante todo o ano para absorver as demandas do setor, em franco crescimento. Com uma gestão estratégica voltada especialmente para a operação Black Friday, a empresa realizou investimentos em sua capacidade de tratamento e de transporte para alcançar ganhos de produtividade e garantir a qualidade das entregas.

Papai Noel dos Correios

Neste ano tão desafiador, ficou evidente que a nossa missão de levar esperança e alegria tornou-se ainda mais necessária. Assim, para garantir a continuidade da campanha e a segurança de todos, o Papai Noel dos Correios de 2020 também se adaptou às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. Cada cartinha foi digitalizada e pôde ser adotada pela internet. Apesar da distância física, a nossa solidariedade nos fez presentes no Natal de milhares de famílias.