Live AproxiMe: especialista apresenta estratégias para atingir excelência em negócios digitais

O diretor da OQVestir e membro do Conselho de Curadoria e Planejamento do E-Commerce Brasil, Rodrigo Maruxo, foi o convidado da live desta quinta-feira (29) da série AproxiME – produzida pelos Correios para apoiar pequenos e médios empreendedores neste momento desafiador. A partir do tema “Gestão de um negócio: das vendas até a operação”, o especialista em business excellence explicou o passo a passo para construir e consolidar um negócio virtual.

O Blog dos Correios selecionou três dicas do autor do livro “A Magia da Excelência e Vendas” para quem pretende crescer no universo do e-commerce.

Veja-se como grande

Fazer bem a lição de casa, independentemente do porte do negócio, é um dos segredos para se equiparar aos grandes, segundo Maruxo. “Enxergar-se grande e agir com excelência, mesmo sendo pequeno, pode fazer com que qualquer negócio tenha sucesso”, garante ele. Mas, antes de iniciar os trabalhos, o head aconselha que o empreendedor situe o seu negócio, definindo qual será o modelo de e-commerce adotado: B2C, B2B, B2B2C, C2C, B2E, market place próprio, seller puro ou social commerce.

Conheça bem o seu cliente

Você sabe quem é o seu cliente? Segundo Rodrigo, conhecer o que agrada ou não o cliente é um dos requisitos básicos para qualquer empreendedor. “Sabendo quem é o cliente, o perfil dele, é possível direcionar a sua experiência e, assim, atraí-lo para outras compras”, salienta. Um dos caminhos, segundo o especialista, é criar uma persona para a sua loja virtual, representação fictícia do cliente ideal, e entender a jornada dele dentro do seu e-commerce.

Pratique a excelência

Para se diferenciar no mercado, o especialista destaca que é necessário fazer mais do que o cliente espera. “Estabelecer métodos de evolução contínua, como o PDCA (plan, do, check, act) fará com a sua empresa esteja em constante “revisão” e fuja do mais do mesmo”.

Outro ponto de atenção é o atendimento: o mais importante, segundo ele, não é ter vários canais, mas atender bem, mesmo que seja em um ou dois. “Desenvolva um olhar atento à sua equipe de atendimento ao cliente, ela deve ser criteriosa, cuidar de prazos e dominar a língua portuguesa. Erros de ortografia podem comprometer a credibilidade do seu negócio”, alerta.

Ao gerenciar negócios dessa forma, segundo ele, tanto o pequeno quanto o grande e-commerce estarão em condições de praticar a excelência, que para o especialista, deve se tornar uma filosofia de vida.

Para acessar a live na íntegra, acesse o canal dos Correios no Youtube e confira esse e outros conteúdos gratuitos sobre o universo do comércio eletrônico. Dúvidas e sugestões sobre as lives do programa AproxiME podem ser enviadas para o e-mail comercioeletronico@correios.com.br.