Podcast da Negociação 10 – 16/9/2020

Olá, este é o Podcast da Negociação, onde são aprofundados os principais temas que nós, empregados dos Correios, precisamos estar atentos neste momento tão importante e decisivo da nossa história.

Durante todo o mês de julho deste ano, os Correios tentaram negociar com as entidades representativas dos empregados os termos do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021. Em continuidade às ações de fortalecimento das finanças e consequente preservação da sustentabilidade da empresa, a proposta visa adequar os benefícios dos empregados à realidade do país e da estatal. A economia anual prevista com a redução dos privilégios é da ordem de R$ 800 milhões, valor que bastaria para, em apenas três anos e com fluxo estável de receitas, cobrir o prejuízo acumulado de R$ 2,4 bilhões.

Em contraposição, os sindicatos exigiram a manutenção dos termos determinados no dissídio anterior, recusando-se a abrir mão dos benefícios concedidos em tempos de prosperidade. Sobre o assunto, a empresa defende ser imprescindível que acordos coletivos reflitam o contexto em que são produzidos. Ao mesmo tempo em que os Correios devem manifestar a disponibilidade para repartir lucros com seus empregados, não podem conTodos os poststribuir para a sua falência ou com a acumulação de prejuízos.

Além de afetar a imagem da instituição e de seus empregados perante a sociedade, as paralisações da maior empresa de logística do Brasil, sobretudo no contexto atual, trazem prejuízos financeiros não só à própria estatal: inúmeros empreendedores brasileiros dos mais diversos portes contam conosco para manterem seus negócios ativos.

Os Correios têm buscado encontrar o equilíbrio entre a recuperação financeira, após anos de dilapidação dos seus recursos, e a manutenção de empregos, salários e direitos dos seus empregados. Após sofrerem por um longo período com a falta de governança e a corrupção, os Correios tiveram seu histórico agravado severamente por sucessivas greves.

Para que a empresa permaneça firme no caminho da recuperação econômica, os erros das gestões passadas exigem, hoje, medidas duras e sacrifícios. Mais do que nunca, os Correios precisam de capital para investir e competir em pé de igualdade com as outras empresas do ramo, que se reinventam sempre no ritmo do mercado. Só assim será possível se estabelecer como a melhor opção do mercado, competindo de forma igualitária com outros gigantes logísticos e, por fim, garantir a sustentabilidade da empresa.

Os Correios aguardam o retorno dos empregados que aderiram ao movimento paredista antes do julgamento do dissídio coletivo, marcado para o próximo dia 21 de setembro. Cientes da nossa responsabilidade para com a sociedade, todos nós somos indispensáveis para a prestação de serviços essenciais à população, em um momento tão delicado para o país e o mundo.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Prezado leitor,

Só serão publicados comentários diretamente associados ao tema do post. Comentários com conteúdo ou termos ofensivos não serão publicados. Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações sobre serviços devem ser encaminhadas ao Fale com os Correios

Os comentários estão encerrados.