21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, foi proposto pela Down Syndrome International e referendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu calendário oficial.

 

Mas afinal, por que comemorar uma síndrome? Descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down, a data só foi oficializada em 2006. O objetivo é dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta sobre o assunto.

 

Em outras palavras, combater o “mito” que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o “diferente”.

 

Felizmente, esse comportamento tem mudado e as pessoas hoje já sabem que os portadores da Síndrome de Down estudam, trabalham e participam de qualquer atividade, basta que se respeite o tempo deles.

 

A Síndrome de Down não é uma doença, e não impede, que o indivíduo tenha uma vida social plena. O importante é saber que é o carinho, o afeto e o respeito que tornam melhor a vida dessas pessoas, pois é o amor que faz a diferença!

 

Esta entrada foi publicada em Programação Filatélica 2019. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down

  1. Ivana Garcia disse:

    Prezado Carlos,
    A equipe da Filatelia dos Correios agradece!
    Atte,
    Blog da Filatelia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *