O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, foi proposto pela Down Syndrome International e referendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu calendário oficial.
Mas afinal, por que comemorar uma síndrome? Descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down, a data só foi oficializada em 2006. O objetivo é dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta sobre o assunto.
Em outras palavras, combater o “mito” que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o “diferente”.
Felizmente, esse comportamento tem mudado e as pessoas hoje já sabem que os portadores da Síndrome de Down estudam, trabalham e participam de qualquer atividade, basta que se respeite o tempo deles.
A Síndrome de Down não é uma doença, e não impede, que o indivíduo tenha uma vida social plena. O importante é saber que é o carinho, o afeto e o respeito que tornam melhor a vida dessas pessoas, pois é o amor que faz a diferença!
Prezado Carlos,
A equipe da Filatelia dos Correios agradece!
Atte,
Blog da Filatelia