Texto: Christina Habli Brandão Dutra
Hoje, dia 08 de setembro, é lançada a Emissão Especial Conjunta Brasil – Israel nas redes sociais oficiais dos Correios. A artista do selo é Lidia Marina Hurovich Neiva, que além criar duas belas paisagens em aquarela também tem um história com Israel. “Quando recebi o convite para fazer este selo, fiquei muito feliz, não só pelo selo em si, mas porque o tema tem a ver comigo, com a minha história, já que tenho família morando em Israel há mais de 40 anos. Naquela época em que a minha família se mudou para Israel, nós – meu pequeno núcleo familiar, pai, mãe, meu irmão e eu – nos mudamos para o Brasil, especificamente para o Rio de Janeiro” – relata Lídia.
A artista também conta que o selo foi desenvolvido a partir de duas pinturas em aquarela, reunindo a Praia de Tel Aviv vista de Yafo e a Praia do Recife vista de Olinda. As magníficas paisagens selecionadas para representar ambos os países foram pintadas com a técnica de aquarela tradicional no estilo urban sketching e depois, ao observar a paisagem dos dois países, foi identificado um elemento estético comum, a palmeira, apesar das espécies locais serem diferentes, foi utilizada no selo para unir as duas pinturas.
“Tudo foi feito com muito esmero. A tonalidade da paisagem de Israel foi finamente ajustada em computação gráfica”.
“Já no lado brasileiro, mantive a exuberância da coloração natural.”
As técnicas usadas, aquarela tradicional e nanquim sobre papel com montagem em computação gráfica, giram em torno da união e do equilíbrio da peça, ora ao desenhar uma única linha no horizonte em um céu azul aquarelado dando esse unicidade, ora usando a mesma paleta de cores nas duas praias traduzindo uma coerência cromática. Foram inseridas micro letras com os respectivos nomes das paisagens.
O relacionamento entre Israel e Brasil começou às vésperas do estabelecimento do Estado de Israel, auxiliado pelo estadista brasileiro Osvaldo Aranha, que presidiu a reunião das Nações Unidas em 29 de novembro de 1947 e contribuiu para aprovar a resolução que estabeleceu o estado judeu em Eretz Israel. Embora Israel seja uma das menores nações do planeta e o Brasil é a quinta maior do mundo, as relações bilaterais entre esses dois países estão florescendo.
Eles têm economias compatíveis e suas diferenças permitem uma troca de conhecimentos e recursos com base nos pontos fortes de cada país. Relações diplomáticas completas existem continuamente em todos os campos. Israel e Brasil são sociedades multiculturais de imigrantes pluralistas que apreciam os laços entre pessoas, o sacrifício humano e a unidade que nos fortalecem em nossos momentos mais fortes e fracos. Os países compartilham valores comuns, como o da solidariedade, que tem sido expresso ao longo dos anos em organizações internacionais e por meio de ajuda humanitária e relações diplomáticas.
Para a artista do selo unir esses dois países, intimamente ligados em sua história, tem um papel especial – “A minha felicidade em ter feito esse selo é muito intensa porque fiquei realmente contente em expressar através da minha arte o meu amor por ambos os países. Agradeço realmente a oportunidade de ter participado da elaboração desse selo e espero que todos gostem tanto quanto eu gostei. Todos amem tanto quanto eu amei participar e que as relações diplomáticas entre ambos os países continuem sempre florescendo, crescendo cada vez mais.”
Esta emissão tem tiragem de 400.000 selos gomados com valor facial de R$ 5,00 e folha é composta por 16 selos que já estão disponíveis nas agências de Correios e também na loja virtual.
Muito lindo. Parabéns. Aproveito a oportunidade para dizer que tenho muitos selos nacionais para trocar. Quem estiver interessado é só falar comigo pelo e-mail mavalentejorge@gmail.com.
Parabéns à artista Lídia Marina por este belo trabalho. Porções simples de pura arte são sempre bem recebidas pela filatelia.
Parabéns a artista pelo lindo selo.