Selo Postal “Auto da Compadecida”: uma homenagem a Ariano Suassuna

Escrito por Christina Habli Brandão Dutra

Dia 16 de junho, aniversário de nascimento de Ariano Suassuna, uma data especialmente escolhida para o lançamento do Selo Especial Auto da Compadecida que também marca os 50 anos do Movimento Armorial, que tem no escritor um de seus fundadores.

A Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos folhetos do Romanceiro Popular do Nordeste – Literatura de Cordel, com a música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus ‘cantares’, e com a xilogravura que ilustra suas capas, assim como com o espírito e a forma das Artes e espetáculos populares com esse mesmo Romanceiro relacionados.  Ariano Suassuna

A arte do selo retrata a estética armorial inspirada em elementos da cultura popular nordestina. O comunicador visual, Ricardo Gouveia de Melo, a esposa e o filho do escritor, Zélia e Manuel Dantas Suassuna assinam a arte do selo.

Dantas, filho do casal, conta que Auto da Compadecida foi prontamente associada ao amor imortal que uniu e seguirá a unir Zélia e Ariano. “Meu sangue ferve contra a vão Razão e pulsa seu amor na escuridão!”, diz Ariano em seu poema “A Mulher e o Reino”. A arte, através de composição digital, utiliza um desenho de Zélia Suassuna, que ilustrou a capa da mais recente edição da peça com uma fusão entre o ferro utilizado por Ariano (como uma espécie de identificação) e o de sua amada Zélia.

Escrita por Ariano Suassuna, em 1955, Auto da Compadecida é uma peça teatral em forma de auto composta por três atos. O drama acontece no sertão nordestino brasileiro, traz elementos da literatura de cordel e da comédia, além de ser uma mistura entre cultura popular e tradição religiosa.

A primeira encenação da obra aconteceu em Recife em 1956. Já em 25 de janeiro 1957, poucos dias depois de ter se casado com Zélia, Ariano estreia Auto da Compadecida no Rio de Janeiro em um festival nacional promovido por Dulcina na Cinelândia.


Estreia no Rio de Janeiro
(Fonte: Território do Conhecimento)

Na entrevista a seguir, o dramaturgo retrata sua emoção nessa estreia.

https://www.youtube.com/watch?v=SisBCTYHJ1I

Fonte: Território do Conhecimento

Auto da Compadecida teve sua primeira montagem há 65 anos, sendo Socorro Raposo a primeira atriz a interpretar Nossa Senhora. Sua primeira adaptação para cinema aconteceu em 1969, mas foi com a exibição de minissérie de TV, em 1999, que ficou popularmente conhecida.

A minissérie foi gravada em Cabaceiras, no sertão da Paraíba, uma cidade próxima a Taperoá, cidade em que as aventuras de João Grilo e Chicó são retratadas na peça teatral. Em 2000, a adaptação para TV ganhou as telonas de cinema sendo sucesso de bilheteria com mais de 2 milhões de espectadores. Além de ser premiada no Brasil e no exterior.

A live de lançamento do Selo Especial Auto da Compadecida e do documentário “Meio Século Armorial” acontece também no dia 16, às 19h, no canal do Youtube do Quinteto da Paraíba. O selo está disponível para venda na loja virtual dos Correios e nas principais agências.

***

Publicado em Programação Filatélica 2021 | 2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *