E-COMMERCE
Em live, especialista revela estratégias para influenciar pessoas e aumentar as vendas online

Em mais uma live do AproxiME, programa para apoiar pequenos e médios empreendedores, os Correios trouxeram como tema as estratégias para vendas de produtos de e-commerce. O convidado foi Leandro Ladeira, especialista em marketing digital, com a apresentação “Os segredos dos maiores vendedores do e-commerce”.

Na live, o criador do método “Venda Todo Santo Dia” começou falando de sua trajetória profissional, iniciada em uma agência de publicidade. O salto na carreira veio quando ele conheceu a sexóloga Cátia Damasceno, que promovia palestras em chás de lingerie, e teve ideia de ajudá-la a vender cursos on-line sobre o tema. Por meio de um canal no YouTube, o negócio deu certo e Leandro passou a ser reconhecido como autoridade em marketing digital.

Já a ponte com o e-commerce surgiu porque as alunas de Cátia queriam comprar também produtos físicos. Ao fazer um teste de vendas, eles verificaram que a operação não era tão complexa quanto imaginavam. Definidos os processos da operação, o crescimento veio rapidamente.

Um momento importante para definir seu método veio ao ler uma entrevista do diretor de marketing de uma grande empresa que comprava espaço publicitário em uma revista sobre games. A negociação era difícil e não muito profissional, então ele imaginou que sua empresa poderia criar sua própria revista para vender os produtos. Leandro percebeu, então, que quem tem o produto e é especialista no que ele resolve pode ser seu próprio criador de conteúdo.

“Imagine se você fosse a sua própria influenciadora?”. Foi o que ele ponderou com sua sócia, citando como exemplos também canais sobre finanças como “Primo Rico” e “Me Poupe”, nos quais os apresentadores – respectivamente Thiago Nigro e Nathalia Arcuri – são especialistas no tema e, ao mesmo tempo, influenciadores.

Segundo Leandro, antes os especialistas não eram comunicadores. Apareciam em programas de TV, mas não criavam conteúdo eles mesmos. Para mudar isso, decidiram que Cátia teria que ser influenciadora e fazer marketing dos próprios produtos. “Um influenciador que é especialista no que divulga traz mais credibilidade e vende mais, mesmo que sua base de seguidores não seja tão grande. Se sua base é pequena, você precisa ter um produto para vender e assim fazê-la crescer”, ressalta.

Outro ponto importante também, segundo ele, é saber anunciar. E há dois modos de fazer isso: o pago e o orgânico. O modo orgânico é no YouTube, pois o canal já é o segundo maior buscador da internet em comparação ao Google. Já os anúncios pagos seriam mais eficazes no Instagram. Quanto ao conteúdo, Leandro frisa que é importante divulgar as “urgências ocultas” do produto, ou seja, falar do que ele resolve.

Antes de encerrar a live, o especialista deixou uma dica fina aos empreendedores: após posicionar o seu negócio na venda de produtos físicos, é preciso oferecer também um produto digital, como um curso. “E este pode um dia se tornar até mais relevante do que o seu produto físico, mas o ideal é oferecer os dois. Quem não está criando um ativo digital em 2021, estará em maus lençóis em 2025”, alertou o especialista.

Sobre as lives – As lives do programa AproxiME dos Correios trazem conteúdos relevantes sobre o comércio eletrônico, com o objetivo de apoiar lojistas no fortalecimento e desenvolvimento de seus negócios, frente à tendência de aceleração do consumo digital. Os encontros virtuais ocorrem às quintas-feiras, a partir das 11h, e estão disponíveis no canal oficial dos Correios no YouTube.