Logística reversa domiciliar: devolva ou troque sua compra online sem sair de casa

Adepta das compras on-line, a relações públicas Cristina Molenda aprovou a comodidade da Logística Reversa Domiciliar dos Correios. Foto: Divulgação/Correios.

Você sempre seguiu uma certa lógica para fazer suas compras: ia até uma loja, adquiria um produto e, se não ficasse satisfeito, voltava para trocar. Ou comprava o item pela internet e, caso se arrependesse, devolvia o produto nas agências dos Correios. Mas, e quando um vírus transforma a nossa rotina, fecha as portas do comércio e impõe um severo isolamento social?

Com a Logística Reversa Domiciliar dos Correios, você pode devolver qualquer produto comprado pela internet sem sair de casa: o carteiro busca o objeto na sua residência. “Esse serviço já existia antes da pandemia, mas com a impossibilidade de as pessoas saírem de casa, ganhou ainda mais destaque. A solução pode ser utilizada o ano todo, sobretudo após grandes datas comemorativas”, acrescenta o diretor de Negócios dos Correios, Alex do Nascimento.

O servidor público Max de Oliveira, de Fortaleza (CE), utilizou recentemente a Logística Reversa Domiciliar dos Correios. Ele comprou uma roupa de exercício físico pela internet, acabou desistindo da compra, mas não precisou suar a camisa para trocar o produto. “Já conhecia o código de envio, que a loja geralmente emite nesses casos, mas me surpreendi com a coleta do objeto na minha casa”, conta o gerente de comunicação.

“Contar com esse serviço foi ótimo pela comodidade, mas principalmente por não precisar ir à agência dos Correios, já que estou restringindo ao máximo as saídas por conta da pandemia. E como o serviço foi oferecido pela própria loja, não paguei nada a mais por isso”, completa Max.

O jornalista foi um dos milhares de brasileiros que precisaram mudar os hábitos – inclusive os de consumo – para se proteger da covid-19. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o cenário acelerou o boom do comércio eletrônico, que atingiu 68% de crescimento em 2020, atraindo mais de 13 milhões de novos consumidores, de acordo com pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen.

Do outro lado do País, no Sul do Brasil, a relações públicas Cristina Molenda ajudou a incrementar essas estatísticas do e-commerce. Moradora de Porto Alegre (RS), a gaúcha, adepta das compras online há anos, também precisou recorrer ao serviço de Logística Reversa Domiciliar dos Correios.

“Já troquei pedidos várias vezes, mas foi a primeira vez que usei a coleta em casa. Comprei um escorredor de louças pela internet e, quando chegou aqui, precisei devolver. A loja me perguntou qual tipo de logística reversa eu preferia e escolhi a domiciliar. Foi muito tranquilo: a empresa me enviou um código e eu deixei o produto embalado com o porteiro, que entregou ao carteiro. É uma conveniência que faz diferença, principalmente quando você está evitando sair”, elogia Cristina.

O cliente em primeiro lugar

Cada vez mais, as empresas se convencem sobre a importância de oferecer uma boa política de troca de produtos aos clientes. Não só por ser uma determinação do Código de Defesa do Consumidor, mas também pela satisfação e fidelização da sua clientela.

As lojas Renner, Westwing e Nestlé são algumas das grandes empresas que contratam a solução dos Correios. Mas os pequenos e médios empreendedores também podem e devem oferecer essa facilidade aos seus clientes. Se para o consumidor a Logística Reversa Domiciliar é uma necessidade, para o empreendedor pode significar a existência da própria loja.

“Como as pessoas passaram a fazer tudo de casa, inclusive as compras, nada mais natural que possam fazer, também, as trocas e devoluções dos produtos. E também, para isso, os comerciantes podem contar com os Correios”, ressalta o diretor Alex do Nascimento, citando o programa Aproxime dos Correios como um importante aliado dos empreendedores nesse momento (saiba mais).

Para a coordenadora na Câmara Brasileira da Economia Digital, Renata Carvalho, o cuidado com a logística também deve ser uma das “principais preocupações de quem quer sobreviver ao competitivo mercado do e-commerce”.

A solução

Criada há aproximadamente 20 anos, a Logística Reversa dos Correios surgiu para atender às necessidades dos consumidores de devolução ou troca de mercadorias e documentos comprados em fabricantes, comerciantes ou assistências técnicos, por desistência, reparou ou descarte, e está disponível em quatro modalidades.Veja abaixo:

Fácil, prático e confiável, o serviço está disponível aos empreendedores com contrato de encomendas com os Correios (para os serviços SEDEX Hoje, SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX e PAC). A solução pode ser utilizada pelos consumidores de forma bastante simples. Confira na imagem abaixo:

Saiba mais em https://www.correios.com.br/enviar/encomendas/logistica-reversa.

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