DIA MUNDIAL DA SAÚDE
Empregados dos Correios superam problemas de saúde ao conciliar trabalho e atividade física  

O técnico operacional dos Correios, Eduardo Telles, aderiu à bicicleta como meio de transporte de casa para o trabalho.
Foto: Divulgação/Correios

Quando o assunto é exercício físico, o primeiro benefício que vem à cabeça de muitos é a perda de peso. No entanto, os ganhos de uma vida ativa podem ir muito além de um corpo esguio: melhora da qualidade do sono, do humor e da manutenção geral da saúde. Por isso, muitas pessoas estão buscando maneiras diferentes de encaixar este hábito saudável à atividade que costuma ocupar a maior parte do dia: o trabalho.  

Aos 19 anos, o contador dos Correios, Ricardo Barbosa, descobriu-se portador de espondilite anquilosante, doença autoimune que causa inflamação das articulações, enrijecendo a estrutura óssea e provocando fortes dores. No momento do diagnóstico, a frase que o jovem ouviu do pai o ajudou a enfrentar a notícia difícil: a vida é uma resolução de problemas. 

A solução encontrada foi a atividade física. Ao mover o corpo, o contador encontrou alívio para as dores e o caminho para evitar a degeneração óssea. “Percebi que quando praticava exercício, as dores diminuíam e a minha médica me incentivou a continuar. Se não fosse isso, estaria na cama ou numa cadeira de rodas,” destaca.  

Rotina inegociável: o contador Ricardo Barbosa superou as dores de uma doença crônica com a prática de natação e musculação. Foto: Divulgação/ Correios.

Natação, duas vezes por semana, e musculação, todos os dias, se tornou uma rotina inegociável. Mesmo nos dias em que sai mais tarde do trabalho, Ricardo, que está à frente do Departamento de Controladoria dos Correios, em Brasília, não deixa de fazer uma hora e meia de musculação, não importa a hora em que chegue em casa. “Hoje atividade física é o meu remédio. Não uso mais medicamentos para controlar a dor”, comemora.  

O técnico operacional dos Correios, Eduardo Telles, também achou uma forma de conciliar o exercício físico à rotina de trabalho. Em 2008, realizou exames que indicaram uma condição de pré-hipertensão. “Sempre gostei de me exercitar, até cheguei a defender os Correios em jogos do Sesi em várias modalidades. Mas com o passar dos anos, o nosso metabolismo vai mudando”, constata.  

Foi então que Eduardo resolveu intensificar os exercícios, incorporando uma nova forma de se locomover para o trabalho. “Entrei na academia e o instrutor me orientou a fazer mais exercícios aeróbicos. Resolvi unir o útil ao agradável e, desde 2011, meu transporte diário de casa para os Correios é a bike.” 

Eduardo, que mora em Recife, só viu ganhos com a nova rotina. Além da economia de tempo, ao se livrar dos congestionamentos da capital pernambucana; também teve economia financeira. “Mas o melhor de tudo é que minha pressão está estabilizada. Não preciso mais de nenhuma medicação”, orgulha-se.  

Sem desculpa

Se ainda está difícil para você encontrar tempo para se exercitar, a hora do almoço pode ser uma oportunidade de ouro. Essa foi a solução para sete carteiras e uma operadora de triagem do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) Taquara, no Rio de Janeiro (RJ). “Primeiro, tivemos a ideia de compartilhar receitas saudáveis e resolvemos criar um grupo no WhatsApp chamado Motivadas para motivar”, conta a carteira Conceição Maria Santos.  

E deu certo. Sempre em contato, a motivação do grupo por uma vida mais saudável foi aumentando e, em julho do ano passado, decidiram também colocar o corpo em movimento. “Pensamos em usar uma parte da hora do almoço para a atividade física, pois é um momento em que todas estamos juntas”, explica a gerente da unidade, Bianca Silva de Oliveira.  

Um espaço do vestiário feminino do CDD foi o local encontrado para colocar o plano em prática. No começo, elas acompanhavam aulas na internet, até que resolveram assinar uma plataforma específica para esse tipo de atividade e dividir os custos. “Semanalmente, começamos a nos pesar e também a tirar as medidas. Uma cobrava a outra para não desistir da dieta nem dos exercícios”, conta Bianca.  

A hora do almoço foi o momento que carteiras do Rio de Janeiro encontraram para se exercitar. Foto: Divulgação/Correios

A nova rotina ajudou Bianca a emagrecer nove quilos; já a carteira Conceição, de tão motivada, passou a competir em maratonas. Até os carteiros do CDD foram inspirados pelo exemplo das colegas: montaram um time de futebol e, uma vez por semana, depois do expediente, se reúnem para jogar. “Tudo isso aproximou muito toda a equipe”, comemora Bianca.   

 #SaúdeParaTodos – Esse foi o tema escolhido para a comemoração do Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta sexta feira (7/4). Este ano, a data também marca os 75 anos da criação da Organização Mundial da Saúde (OMS).  De acordo com a OMS, a prática regular de exercício físico é fundamental para prevenir e controlar doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e diferentes tipos de câncer, além de amenizar sintomas de depressão e ansiedade, reduzir o envelhecimento cognitivo e melhorar a memória.