Alexandre Ventura
Joinville (SC) – Nesta semana, participamos da Feira de Logística, Transporte Multimodal de Cargas, Intralogística e Comércio Internacional – Logistique 2023, um dos maiores eventos do segmento no Brasil. A quarta edição da feira, que contou com o patrocínio da estatal, reuniu mais de 100 expositores e 12 mil participantes no Complexo de Exposições da Expoville, em Joinville (SC), entre os dias 22 e 24 de agosto.
As práticas de ESG (sigla em inglês: Environmental, Social and Governance / traduzindo: Ambiental, Social e Governança) dos Correios foram destaque no evento, principalmente em relação à energia verde, com os veículos e bicicletas elétricas. Sustentabilidade, inclusive, foi o tema da palestra conduzida pelo chefe do laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação operacional dos Correios, Frank Schneider Carvalho.
“A inovação e a sustentabilidade caminham juntas para a modernização da infraestrutura e do transporte dos serviços postais dos Correios. Nosso foco é a resolução de problemas e a melhoria do processo operacional, para facilitar a vida dos clientes e empregados dos Correios ”, destacou Schneider.
Durante os três dias de evento, foram realizados seminários e workshops com especialistas do setor, sobre temas como logística internacional, multimodalidade, tendências de mercado, regulamentações e desafios enfrentados pela indústria. “O saldo foi muito positivo. Além da troca de experiências e insights valiosos, tivemos a a oportunidade de identificar potenciais clientes, fornecedores e parceiros”, avalia Frank.
No estande dos Correios, os visitantes puderam conhecer produtos e serviços da empresa, além de soluções voltadas para o mercado de logística, como o Exporta Fácil e o Correios Log+.
Lockers atraem visitantes — Os lockers, armários inteligentes dos Correios, foram outra inovação da empresa apresentada na Logistique que chamou a atenção do público. Instalados em locais com grande fluxo de pessoas (estações de trens, metrôs e shoppings), os lockers permitem a retirada da encomenda pelo próprio destinatário por meio de um QR Code.
Cafu sorteia brindes — O serviço de telefonia móvel dos Correios também foi promovido no estande da empresa na Logistique. E com uma presença especial: o ex-jogador de futebol Cafu, capitão do pentacampeonato da seleção brasileira. Uma visitante da feira foi surpreendida pelo craque: ela recebeu uma ligação do próprio Cafu dizendo que era a ganhadora da ação promocional no estande dos Correios. Ela pegou o prêmio, um celular, diretamente do locker instalado no espaço dos Correios na feira.
Mascotes encantam visitantes — Carteirito e Chipito, os mascotes dos Correios, foram outra sensação da feira. Eles andaram pelos corredores da Expoville, tirando foto com os visitantes e atraindo a atenção dos expositores. O animado Carteirito até andou de bicicleta elétrica pela Logistique. E o Chipito divulgou as funcionalidades do chip Correios Celular.
aiba mais sobre a Logistique 2023 em https://logistique.com.br/blog/