DIA DAS CRIANÇAS|
Lê Pra Mim: projeto dos Correios aproxima crianças dos livros

Acreditamos no poder da educação para transformar o futuro das novas gerações. Há quase 30 anos, realizamos a entrega de mais de 100 milhões de livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Além disso, incentivamos, há mais de 50 anos, a alfabetização, por meio do Concurso Internacional de Redação de Cartas, e, há mais de 10 anos, promovemos a leitura por meio do Projeto “Lê Pra Mim?”, que já passou por várias cidades do país e passou, esta semana, pelo Museu Correios, em Brasília/DF.

O ator Paulo Betti participou de uma das edições do “Lê Pra Mim?”. Foto: Divulgação/Correios

A iniciativa realiza encontros literários com a participação de artistas e personalidades reconhecidas, que fazem leituras de livros infantis brasileiros para crianças entre 3 e 10 anos de idade. A ação também é um projeto de inclusão social, sempre trazendo crianças de escolas públicas, que levam para casa um livro infantil de qualidade e de editoras renomadas. 

Em sua 41ª edição, o projeto recebeu, mais uma vez, a segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin. A professora, que já havia participado da inciativa quando era primeira-dama do estado de São Paulo, conta que sua relação com os livros vem de família. “Todas as noites minha mãe lia uma história para nós, ela sempre incentivou a leitura e hoje eu amo ler. Então, me sinto honrada em poder ler aqui para as crianças”, disse ela.

A segunda-dama fez questão de repassar o hobby aos filhos. “Sempre estimulei todos a ler, nunca dei brinquedo a eles, sempre dei livros. Acho que eles nos fazem viajar, conhecer o mundo, aprender a amar. Todos os dias a gente aprende alguma coisa bonita através dos ensinamentos de livros”, falou.

Lu Alckmin fez a leitura do livro “Barrinho, o menino de barro”, da escritora Mabel Velloso. “Foi uma honra poder ler o livro da Mabel Velloso, uma história linda que fala de tudo que é importante: fala sobre a paz, o amor, a união e a solidariedade, sentimentos tão importantes para nós seres humanos”, disse a segunda-dama.  

A segunda-dama Lu Alckmin participou do projeto em Brasília/DF. Foto: Divulgação/Correios

O ator Nando Cunha também participou da ação, com a leitura da obra “Preto, Pretinho. Negro, Negrinho”, da escritora Lucimar Cunha, que é sua irmã. “Fico muito honrado em ler esse livro, porque ele fala sobre respeitar as diferenças, sobre as novas nomenclaturas possíveis e como não colocar nomenclaturas que façam a cor da gente virar algo negativo. Então é muito importante que as crianças escutem esse tipo de leitura, para fazermos um país mais diverso, mais respeitoso para todo mundo”, falou Nando.

Empregados dos Correios, que também são autores, estão participando da ação. É o caso dos empregados Lúcia Bugarin e Cláudio Cálgaro, que são escritores e recitaram para alunos no Rio de Janeiro e em Brasília, respectivamente. “O incentivo à leitura é o que aprimora e amadurece a cultura do país. Para mim, foi uma experiência super interessante. Espero receber mais convites”, comentou Cálgaro.

O ator Nando Cunha e a atriz Mariane Vicentini (ao centro) , com os idealizadores do projeto, Sônia de Paula e Marcelo Aoila. Foto: Divulgação/Correios.

Inclusão e diversidade 

O “Lê Pra Mim?” foi criado em janeiro de 2010. Em 13 anos, já foram realizadas 41 edições, em 22 cidades do Brasil. Até agosto de 2023, mais de 36 mil crianças participaram das leituras e cerca de 30 mil livros foram doados.    

Idealizado pela atriz Sônia de Paula e produzido pelo escritor Marcelo Aouila, o “Lê Pra Mim?” traz histórias infantis que abordam temas variados, sempre respeitando a inclusão e diversidade (há uma intérprete de Libras acompanhando cada leitura). “É uma sementinha que a gente planta para as crianças nunca deixarem de sonhar”, conta Marcelo. As obras lidas são escolhidas por Sônia.  

A iniciativa já contou com a participação de quase 700 artistas e personalidades realizando as leituras. Nomes como Fátima Bernardes, Gaby Amarantos, Roberta Miranda, Denise Fraga, Marco Luque, Marília Gabriela, Maitê Proença, Paloma Jorge Amado, Reynaldo Gianecchini, Cláudia Raia, Gloria Maria, Regina Duarte, Edson Celulari, Débora Bloch, Zezé Polessa, Nicette Bruno, Eliana, Julia Lemmertz, Laura Cardoso, Marisa Orth, Otávio Mesquita, Ronnie Von, Susana Vieira, Malu Mader, Isabel Filardis, Cris Viana, Antônio Calloni, entre outros, já emprestaram suas vozes para transportar as crianças para o mundo de fantasia dos livros.

A atriz Suzy Rêgo em uma das edições do projeto. Foto: Divulgação/Correios.

Para saber mais sobre o “Lê Pra Mim?” e assistir a algumas das leituras realizadas até agora, visite o canal do projeto no YouTube.

Em nossas redes sociais, também é possível acompanhar a temporada do Lê Pra mim, que este ano acontece no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, no Espaço Cultural Niterói e no Museu Correios, em Brasília/DF.