DIA DO CARTEIRO|
Conheça os carteiros mais antigos do Brasil  

No auge dos seus 70 anos, Wilson Oliveira de Souza é o carteiro mais antigo do estado do Amazonas. Foto: Divulgação/Correios

Quando ele nasceu, em 1941, um dos sucessos das rádios no país era a música Mensagem, na voz de Isaura Garcia (“Quando o carteiro chegou e o meu nome gritou, com uma carta na mão…”). E não é que, 82 anos depois, entregar correspondências e encomendas é exatamente a sua profissão? Falamos de Severino José da Silva, o mais antigo carteiro do Brasil, na ativa desde 1971.  

Severino é exemplo de quem viu gerações crescerem, viu a cidade e o bairro onde entrega mudar. Circular ao seu lado no bairro de Boa Viagem, na zona sul de Recife (PE), parece uma aula de história.  “A rua Domingos Ferreira não existia. Aqui, ao lado, tinha um campo de futebol, cheio de caranguejo. Aí vieram os shoppings centers, os prédios foram subindo e hoje está esse mundo”, relembra Severino. 

Popular entre seus destinatários, o carteiro se orgulha das amizades que conquistou ao longo dos seus 52 anos de profissão. “Antigamente, como tinham mais casas, o contato com os clientes era mais próximo. Com os porteiros, isso diminuiu. Mas, ainda assim, aqui em Boa Viagem, todo mundo me conhece. Ser carteiro me proporcionou conhecer várias gerações de famílias, que mantenho amizade até hoje”, ressalta.  

Com 82 anos e 52 de profissão, Severino José da Silva é o carteiro mais antigo do Brasil. Foto: Divulgação/Correios.

Wilson Oliveira de Souza também coleciona momentos emocionantes da profissão. No auge dos seus 70 anos, o carteiro mais antigo do Amazonas continua na ativa e não pensa em parar. A rotina de Wilson começa às 6h20, no bairro Cidade de Deus, zona leste de Manaus (AM), onde vive com sua esposa Janira e sua filha Enne.  

Para chegar ao Centro de Distribuição Domiciliária de Manaus, Wilson dirige sua moto por cerca de 35 minutos para bater cartão às 7h30. Veste o uniforme e, ao lado de outros 34 carteiros, separa centenas de objetos postais, processo que leva em média 1 hora. Confere a carga, pesa a bolsa e sai para as entregas no bairro de Aparecida, onde caminha cerca de 5 quilômetros diariamente.  

“Passo mais tempo nos Correios do que em casa. Me sinto muito bem realizando o meu trabalho, não me sinto cansado. Minha maior felicidade é ver o cliente feliz e satisfeito com a minha entrega. Enquanto deixarem, continuo na rua”, garante.  

Exército azul e amarelo 

• 46.725 mil é o número de carteiros em todo o Brasil, sendo 10,4% mulheres. 

• A média de idade é 47,2 anos. 

• 12 milhões é o volume total de objetos entregues por dia, entre correspondências e encomendas. 

• 10 kg é o limite máximo de peso que carregam (8 kg para as carteiras). 

Valorização da categoria  

Nesta quinta-feira, 25 de janeiro, é comemorado o Dia da Carteira e do Carteiro. Entendemos que celebrar essa data passa por reconhecimento e valorização. Neste mês, nossos carteiros e carteiras receberão antecipadamente o salário com reajuste de até 11,47%, negociado com os trabalhadores no último acordo coletivo.

O aumento salarial resulta da retomada do diálogo promovida pela atual gestão dos Correios, dentro de um processo de negociação transparente, respeitoso e com o protagonismo das trabalhadoras e dos trabalhadores da estatal. Depois de sete anos, o acordo coletivo vigente foi aprovado em mesa em negociação sem a necessidade de intermediação pela Justiça do Trabalho e resgatou mais de 40 cláusulas que haviam sido extintas pelo governo anterior. Leia mais.  

Confira abaixo o vídeo em homenagem ao Dia da Carteira e do Carteiro e a mensagem do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, para os profissionais: