A cultura voltou

Saiba como estamos ajudando a resgatar o patrimônio histórico e cultural do Brasil

Referência da cultura negra, a atriz Lea Garcia morreu há seis meses e agora dá nome a teatro dos Correios reaberto em janeiro. Foto: Murilo Alvesso/Divulgação

Essencial para a formação de uma identidade nacional, a cultura é tão importante quanto as fronteiras físicas de uma nação. É a partir dos costumes, das celebrações, do simbólico e da arte, que existimos e nos distinguimos. Para os Correios, mais do que um espaço de subjetividade, apoiar a cultura é contribuir para a integração, inclusão e desenvolvimento do Brasil.

Acompanhando o movimento iniciado no atual governo, de reconstrução da arte e da cultura – entendidas como plurais, diversas e democráticas -, retomamos os investimentos em patrocínio cultural e suspendemos o processo de vendas de prédios históricos, de valor imensurável para os Correios e para o Brasil.

Iniciamos o ano de 2024 com a reabertura do teatro do Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, agora com novo nome: Teatro Correios Léa Garcia, em homenagem à grande atriz carioca (1933-2023). Fechado desde 2018, o espaço de 185 lugares voltou a funcionar totalmente reformado, por meio da parceria entre os Correios e a prefeitura do Rio de Janeiro.

Em 2023, formalizamos a cessão gratuita de uso do prédio histórico dos Correios em Porto Alegre (RS), que abriga o Memorial do Estado do Rio Grande do Sul, instituição voltada à preservação e fomento da memória histórica e cultural gaúcha. Também entregamos as novas instalações do prédio histórico dos Correios em Salvador (BA), que abriga a sede administrativa, a agência central e um centro de distribuição (CDD) da estatal na cidade (leia mais).  

Para marcar esse retorno, lançamos o perfil Correios Cultural.  Na página do Instagram, você vai acompanhar tudo que acontece nas nossas unidades culturais pelo país: exposições, apresentações musicais, espetáculos e demais programações. Conteúdos e informações sobre os nossos projetos patrocinados também terão destaque. Siga @correioscultural e fique por dentro!