Já pensou em receber, com segurança e comodidade, aquela encomenda que você comprou pela internet, no horário que preferir e sem precisar estar em casa? Com os novos armários inteligentes dos Correios isso já é possível! Além do serviço Clique e Retire, onde você retira sua encomenda em qualquer agência, e das Caixas de Correio Inteligentes, instaladas em condomínios residenciais, a estatal acaba de lançar o Locker, o mais inovador canal de autoatendimento dos Correios – que em breve estará disponível em todo Brasil.
Em tempos de pandemia, a solução garante que as entregas ocorram sem contato físico e já na primeira tentativa. Instalados em locais de fácil acesso e grande circulação de pessoas – como estações de metrô, rodoviárias, shoppings e postos de gasolina -, os terminais são integrados ao aplicativo Correios e ao Sistema de Rastreamento de Objetos (SRO).
Cada equipamento possui em média 40 gavetas de tamanhos variados, podendo funcionar 24h, sete dias por semana. Para utilizar o serviço, que não possui custo adicional, basta o cliente informar no momento da compra, na loja virtual, o CEP do equipamento onde seja retirar a sua encomenda e inserir o número do seu CPF/CNPJ no campo de complemento do endereçamento. Além de estar visível em cada equipamento, os CEPs dos lockers pode ser consultado no site ou no aplicativo dos Correios.
Quando o carteiro disponibilizar a encomenda em um dos compartimentos do locker, os Correios enviarão SMS ao destinatário com orientações, prazo de retirada e o código de acesso para abertura do compartimento. O cliente tem até três dias corridos para fazer a retirada da encomenda, inclusive nos finais de semana e feriados.
Até fevereiro de 2021, os Correios irão instalar 63 terminais de lockers; 10 no Distrito Federal e 53 no Rio de Janeiro. Em Brasília, o primeiro locker foi inaugurado nesta terça-feira (27), na região administrativa do Paranoá. Na capital fluminense, o equipamento será instalado ainda este ano.
A empresa pretende expandir as instalações dos lockers para outros estados, além de ampliar as funcionalidades dos terminais. O objetivo é que os equipamentos funcionem como um canal de autoatendimento multisserviços, onde o cliente também poderá postar objetos e até devolver encomendas, por meio da logística reversa.
Além de trazer vantagens aos clientes, os lockers também contribuem para a economia de recursos e para a sustentabilidade do planeta. Ao otimizar o percurso dos carteiros, os Correios diminuem a sua emissão de CO2 na atmosfera, além de reduzir o fluxo de veículos e a poluição sonora nas cidades.
Caixa de Correio Inteligente
Para evitar o contato físico e diminuir os riscos de contaminação da Covid-19, muitos edifícios têm adotado a instalação de portarias virtuais, que permitem que todo o controle de acesso de moradores, visitantes e prestadores de serviço seja feito remotamente por profissionais que monitoram o local por meio de câmeras. Mas então, quem recebe as encomendas entregues pelos Correios? Nesses casos, é necessário que o porteiro virtual acione o síndico ou outro responsável para receber o objeto.
Para facilitar essa rotina em condomínios com portarias virtuais ou naqueles que não possuem portaria, os Correios oferecem uma solução simples e prática: as Caixas de Correio Inteligentes. São armários com compartimentos de variados tamanhos onde podem ser depositadas as encomendas pelo carteiro. Com elas, o destinatário pode retirar o seu objeto a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana.
Por meio de uma chave eletrônica, o carteiro faz sua identificação no equipamento e coloca o objeto no local indicado. O morador, por sua vez, recebe um aviso – que pode ser por SMS ou Whatsapp, a depender da empresa fornecedora do equipamento – e, ao chegar em casa, identifica-se utilizando a chave eletrônica recebida. O equipamento libera, então, o acesso ao compartimento correspondente, permitindo a retirada do objeto de maneira rápida e segura.
No interior de São Paulo, as cidades de Piracicaba e Presidente Prudente foram pioneiras na utilização das caixas inteligentes, mas a solução já está disponível em 140 cidades do Estado e mais de 300 em todo o país. Rodrigo Romão, síndico de um condomínio em Presidente Prudente, conta que a nova experiência foi aprovada pelos moradores. “Antes, como a maioria entra pela garagem e vai direto pro apartamento, muitos pacotes ficavam parados na portaria. Agora que o morador recebe um código de verificação, ele pega sua encomenda direto no armário inteligente”, relata.
Os condomínios e empresas que quiserem contratar a caixa de correio inteligente podem verificar a lista de empresas credenciadas no site dos Correios e conhecer o termo de condições de prestação do serviço. Após a instalação, é necessário entrar em contato com os Correios para que a entrega das encomendas passe a ser feita nesses dispositivos.