DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Evitamos a emissão de 1 milhão de toneladas de CO2e na última década  

A nossa missão de conectar pessoas, instituições e negócios fundamenta-se em uma abordagem sustentável da nossa atuação. Alinhados à agenda ASG (ambiental, social e de governança), conduzimos nossas operações e negócios em busca de resultados, mas sempre considerando a responsabilidade socioambiental nas decisões da empresa.  

Nos últimos dez anos, os Correios evitaram a emissão de mais de 1 milhão de toneladas de gás carbônico equivalente (CO2e) decorrentes das atividades da estatal, segundo o último inventário da empresa. O levantamento foi realizado utilizando a calculadora do GHG Protocol Brasileiro, metodologia reconhecida mundialmente, que contabiliza entre outros, as emissões da nossa frota de veículos – nos modais rodoviário e aéreo – o consumo de energia elétrica das nossas unidades e até o deslocamento de empregados de casa para o trabalho.  

As principais medidas que contribuíram para a redução das emissões de CO2e foram a diminuição do consumo de combustíveis fósseis, por meio da renovação periódica da frota da empresa, e as ações do nosso programa de eficiência energética. Entre elas, está a participação em chamadas públicas de projetos (CPP) de distribuidoras de energia elétrica e o apagamento automático das luzes de edifícios da empresa em horário determinado.  

Recentemente, atualizamos a nossa Política de Sustentabilidade Empresarial, compatibilizando o tripé da sustentabilidade (social, ambiental e econômico) com a agenda ASG. Além de compromissos sociais e ambientais, a Política evidencia o papel dos Correios como integrador nacional e operador logístico de políticas públicas.   Os sete princípios e 27diretrizes do documento foram pautados nos principais balizadores do tema, como a Agenda 2030 da ONU e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a norma ISO 26.000 e o Global Report Iniciative (GRI).  

Também aderimos ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), que busca incorporar os princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades da administração pública. Alinhado a esse propósito, todos os veículos adquiridos pelos Correios, por exemplo, devem respeitar os limites de emissão de gases poluentes estabelecidos pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

Em relação ao descarte de resíduos sólidos, só no último ano, destinamos para reciclagem 3.395 toneladas de papel e papelão, 953 toneladas de plástico, 28 toneladas de metal e 712 quilos de vidro. Além disso, 100% das caixas de encomendas e envelopes comercializados nas agências dos Correios possuem a certificação Forest Stewardship Council (FSC), que asseguram a exploração sustentável das florestas.   

Para saber mais sobre as nossas ações socioambientais, conheça a Política de Sustentabilidade Empresarial dos Correios.