Retrospectiva 2023: os fatos que marcaram o ano de renascimento dos Correios

Foto: Erique Batista Silva/Correios


O ano em que os Correios completaram 360 anos também representou o início de um novo ciclo para a estatal. Em 2023, saímos de um processo de privatização, iniciado no governo anterior e revogado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro dia de seu mandato.  Desde então, iniciamos uma série de medidas para cumprir a missão de reconstruir e fortalecer os Correios. Confira abaixo os principais fatos que marcaram o ano da estatal: 

Valorização dos empregados 

Antes mesmo das negociações coletivas, aprovamos o retorno de benefícios retirados pela gestão anterior, como a licença-maternidade de seis meses e o auxílio para dependentes com deficiência. O diálogo com as entidades sindicais também foi retomado, culminando em um acordo coletivo de trabalho sem mediação judicial, após sete anos. Outra iniciativa inédita foi a concessão de bolsas de estudo para proporcionar a primeira graduação a profissionais de nível médio. Leia mais.  

Resgate de receita  

Recuperamos clientes públicos e privados que haviam deixado os Correios e fechamos parcerias para a oferta de novos negócios, como a firmada com a CNP Seguradora, uma das maiores empresas da Europa neste segmento, para venda de seguros pela rede de agências da estatal.   Leia mais.  

Investimentos em infraestrutura 

Com a retomada dos investimentos em infraestrutura, em abril, inauguramos novos complexos operacionais dos Correios em Guarulhos, Valinhos e São José dos Campos, no Estado de São Paulo, e em Salvador, na Bahia. Além disso, foram iniciados os processos para construção de centros no Maranhão e em Brasília. Além da entrega de novas unidades operacionais, terminaremos 2023 com 400 agências reformadas.  E não vamos parar por aí: com a inclusão da estatal no Novo PAC, investiremos R$ 856 milhões na construção e na modernização de unidades operacionais até 2026. Leia mais.

Justiça social e combate às desigualdades  

2023 também foi um ano de reafirmar o nosso compromisso com a diversidade, equidade e justiça social, dentro e fora da empresa.  Internamente, criamos grupos de trabalho com foco no enfrentamento ao sexismo, racismo e à LGBTfobiaEm outra frente, o programa Jovem Aprendiz dos Correios contratou mais de 4 mil adolescentes e jovens de todo o Brasil. Leia mais.  Também reestruturamos a carteira de imóveis da estatal: prédios com valor histórico e culturais não serão mais vendidos e terão uso será revertido para o bem da sociedade.

Correios Comunidade 

Rompendo com a fronteira da invisibilidade e do preconceito, inauguramos em novembro a primeira agência dos Correios dentro de uma favela brasileira: na comunidade de Paraisópolis, zona sul de São Paulo (SP).   A criação de novas faixas de CEP também tem levado endereço e cidadania a milhares de pessoas em localidades antes consideradas inacessíveis, como a Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, na Bahia.  O projeto Correios Comunidade será agora estendido para outras regiões do país. Leia mais.  

Governança e transparência  

Na área de governança corporativa, firmamos parcerias para melhorar o compliance e atingimos 100% dos critérios de transparência ativa da Controladoria Geral da União, a CGU. Leia mais. 


Vitória legislativa 
 

Entre as maiores vitórias do ano, tivemos a sanção da lei que permite a contratação preferencial dos Correios por órgãos públicos, e a aprovação da reforma tributária, que garante na Constituição Federal a imunidade da estatal aos impostos federais, estaduais e municipais.  Medida importante para a sustentabilidade da empresa e que representa o reconhecimento de sua relevância para o País. Leia mais.  

Papai Noel dos Correios: 100% de sorrisos   

Fechando esse novo ciclo de união e reconstrução, a campanha Papai Noel dos Correios também fez história. Com mobilização recorde, a iniciativa ganhou o apoio expressivo da sociedade, artistas, atletas, autoridades e de um padrinho especialmente ilustre: o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Esforço recompensado por um resultado extraordinário: 100% dos pedidos atendidos e o sorriso de mais de 270 mil crianças. Leia mais.

Confira abaixo o vídeo da retrospectiva 2023 dos Correios: