DIA DAS MULHERES|
Teto de vidro: como estamos rompendo barreiras que limitam ascensão das mulheres

Você já ouviu a expressão “teto de vidro”? No mundo do trabalho, o termo é uma metáfora para representar as barreiras sutis ou invisíveis que mulheres enfrentam ao tentar progredir na carreira, impedindo que ela atinja o céu do seu sucesso profissional.

É este céu, sob o teto de vidro, que se avista e não se alcança. Assim, mesmo sendo maioria nas universidades, as mulheres acabam ficando limitadas a cargos mais baixos devido a preconceitos e generalizações, como a crença que associa as mulheres à alta sensibilidade ou à baixa produtividade ao se tornarem mães.

Nos Correios, estamos comprometidos em mudar esse cenário. Neste Dia Internacional das Mulheres, comemorado nesta sexta-feira (8), anunciamos a inclusão de uma nova meta no plano estratégico da empresa:  atingir 40% de mulheres em posições de poder, em todos os níveis de gestão dos Correios, até o fim de 2024.

Além disso, transformamos o aplicativo Correios em mais uma ferramenta de combate à violência contra a mulher. Nosso app, que tem mais de 300 milhões de acessos por mês, agora conta com um canal de denúncia, com conexão direta, via WhatsApp ou ligação, para o Ligue 180, para que mulheres em situação de violência possam pedir ajuda sem chamar a atenção do agressor.

Essas medidas, somadas à uma série de outras iniciativas, vão ao encontro do nosso compromisso com a agenda ESG – sigla que condensa práticas relacionadas à inclusão social, preservação do meio ambiente e boas práticas de governança -, fundamental para que, de fato, os Correios colaborem com o progresso da sociedade.  

Assim, estamos criando martelos poderosos para quebrar o teto de vidro, em ambas as direções, e alcançar a equidade de gênero nos mais diversos escalões da empresa.

Leia mais:

Mulheres ocupam 43% das gerências corporativas dos Correios 

Correios mobilizado contra racismo e machismo estruturais  

Aderimos a programa para incentivar mulheres a conquistarem mercados internacionais