FELIZ 2022!!!

Texto de Christina Habli Brandão Dutra

Um novo ano começou e junto cresce em cada nós a esperança de novos tempos, novas atitudes, mais alegria, saúde, sim, muita saúde para trilhar novos caminhos e fazermos a diferença neste novo mundo.

Seja bem-vindo, 2022!!! Que seja leve e próspero.

E os trabalhos filatélicos já começaram. Confira nossa programação e a riqueza de temas previstos para a PSP 2022.

Para relembrar a jornada da filatelia brasileira no último ano, vamos fazer a retrospectiva 2021. Inúmeros desafios vencidos, um mundo diferente do que já vivemos, mas mantendo sempre a esperança em dias melhores. Em 2021, foram 22 emissões postais que fazem parte do PSP 2021 e destacam a amplitude e a diversidade da Filatelia em motivos detalhados em fotografias, ilustrações, pinturas em aquarela e até em tinta a óleo. O Brasil e o mundo em emissões para todos os gostos e estilos.

Abrimos o ano com uma emissão icônica, John Lennon em Nova York por Bob Gruen. O pop star eterno e atemporal tem seu legado vivo em suas músicas, ideias, atitudes, estilo e linguagem. Em parceria com o MIS – Museu da Imagem e do Som este lançamento aconteceu no aniversário de 358 anos dos Correios, dia 25 de janeiro de 2021.

Percorremos todo o ano com emissões em que o Brasil é protagonista, seja pelas relações internacionais, seja pela nossa história, cultura e natureza representadas em selos. A importância cultural nordestina está presente na emissão especial O Auto da Compadecida, obra de Ariano Suassuna que teve sua primeira peça teatral em 1955 e ganhou o mundo, em 2000, com a minissérie e o filme que continua tão atual ainda hoje. Queijos do Brasil e Rendas Brasileiras vieram para enaltecer o trabalho artesanal, reconhecidos seja por sua qualidade e seus sabores premiados internacionalmente, seja como nosso patrimônio histórico e cultural. Uma parceria com o SEBRAE que destaca a importância do desenvolvimento da economia local na geração de renda e cultura.

Andamos por outros ares, mostramos nossa fauna com Anuros e Insetos Benéficos. Mais conhecidos como sapos, pererecas e rãs, os anuros são uma pequena amostra da riqueza e da beleza dos anfíbios que nesta emissão representam as cinco regiões do bioma com fotografias detalhadas com suas características. Insetos Benéficos já parte para um outro lugar onde a imaginação ganha asa nas ilustrações de Luciana Fernandes que mostram as características biológicas, comportamentais e ecológicas dos personagens mantendo as cores e as formas dos insetos, criando uma relação entre eles e o natureza de forma divertida.

Fomos além, promovemos a reflexão, com 150 anos da Lei do Ventre Livre, uma emissão que ganhou vida nas pinceladas de Diogo Mouro em uma pintura a óleo que se transformou em bloco postal. Uma temática tão atual, também é foco de análise sobre sua história, memória e arte. O invisível ganhou forma e cores, muitas cores, com a presença do Gari nas estampas do primeiro selo da Série Profissão. A importância da mulher em nossa história é registrada com a Emissão Conjunta Brasil – Uruguai: Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, a Heroína dos Dois Mundos.

Na homenagem ao Dia do Selo os bastidores do trabalho da filatelia também ganharam luz na matéria Selo Postal: o trabalho por trás da arte. E com grande alegria recebemos o prêmio de 3º lugar de Melhor Bloco de 2020 pelo Nexofil Awards 2021 pela emissão de 150 anos do Chorinho, lançamento de selo totalmente on-line e o primeiro durante a pandemia, um grande desafio em 2020.

Com a esperança de que novos tempos estão por vir a emissão de Natal 2021 – Reencontros evoca a união e os reencontros de corações, amizades e famílias. Uma mistura perfeita com a emissão Natal 2020 – Palavras de afeto. E assim, as emissões de Natal sem complementam e traduzem o que está o desejo que está no coração de todos há tanto tempo.

E assim, nesse clima de celebração,
de novos tempos repletos de saúde, esperança,
afetos e muito amor desejamos a todos um excelente 2022!!!!

FELIZ ANO NOVO!!!

Publicado em Programacao FIaltelica 2022, Programação Filatélica 2021 | 3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *